Com máxima de 42 °C, Rio de Janeiro atinge nível 4 de calor nesta segunda
Em caso de mal-estar, tontura ou sintomas relacionados ao estresse térmico, a recomendação é procurar uma unidade de saúde
Por Bruna Castelo Branco .
A cidade do Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de calor, o segundo mais crítico definido pela prefeitura, às 12h35 desta segunda-feira (17).
De acordo com o serviço de meteorologia municipal, um sistema de alta pressão no oceano está influenciando o tempo e elevando as temperaturas na cidade. A máxima prevista para o dia é de 42 °C, com índice de calor acima de 40 °C. Se essa temperatura for alcançada, a cidade estabelecerá um recorde histórico de calor para fevereiro, superando os 41,8 °C registrados em 2023.
Pouco antes das 13h, os moradores receberam um alerta da Defesa Civil via mensagem de celular, com a seguinte recomendação: "Alerta de onda de calor. Beba e ofereça água. Em caso de náusea, vômito ou desmaio, procure uma unidade de saúde".
+ Bahia enfrenta terceira onda de calor e chuvas intensas nesta segunda

Pouco antes das 13h, os moradores receberam um alerta da Defesa Civil via mensagem de celular. | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O nível 4 de calor é acionado quando a temperatura fica entre 40 °C e 44 °C, com previsão de continuidade ou aumento por, pelo menos, três dias consecutivos. Já no domingo (16), o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades municipais haviam alertado para o calor extremo previsto para a semana.
Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento pela cidade, oferecendo áreas de sombra, hidratação e banheiros acessíveis à população. Os endereços desses pontos estão disponíveis no aplicativo e no site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR).
O COR também orienta os moradores a aumentarem a ingestão de líquidos, preferencialmente água ou sucos naturais; consumirem alimentos leves; utilizarem roupas frescas; evitarem bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar; e se protegerem da exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h. As crianças devem ser protegidas com chapéus de abas largas.
Além disso, as aulas de educação física da rede municipal devem ocorrer apenas em ambientes fechados, e trabalhadores em áreas externas devem realizar pausas frequentes para hidratação.
Em caso de mal-estar, tontura ou sintomas relacionados ao estresse térmico, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. A prefeitura informou que, em janeiro, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas por problemas relacionados ao calor ou desidratação.

Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento pela cidade. | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).