Onda de calor atinge Brasil com sensação térmica de até 70 °C
Na Bahia, a onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro
Por Bruna Castelo Branco .
Uma intensa onda de calor deve atingir as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil entre os dias 12 e 21 de fevereiro, com sensações térmicas que podem chegar a 70 °C. A previsão, baseada em dados do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), alerta para temperaturas extremas que superam os registros reais dos termômetros.
Em 2024, por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro já havia registrado uma sensação térmica de 62,3 °C no dia 17 de março, evidenciando a gravidade do fenômeno. A sensação térmica é calculada a partir da combinação entre a temperatura e a umidade do ar. Por exemplo, uma temperatura de 38 °C com 60% de umidade pode gerar uma sensação de 55 °C, enquanto 41 °C com 40% de umidade pode resultar em 53 °C.
+ Janeiro de 2025 bate recorde e se torna o mais quente da história
![A previsão, baseada em dados da USP, alerta para temperaturas extremas. | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](https://adm.aratuon.com.br/assets/e6121be2-4360-4400-ab37-a39855612f54.jpg?width=1280&format=webp&)
A previsão, baseada em dados da USP, alerta para temperaturas extremas. | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
De acordo com especialistas, a sensação térmica não depende apenas da temperatura em graus Celsius, mas também da umidade relativa do ar no mesmo horário. Quanto maiores forem a temperatura e a umidade, mais intensa será a sensação de calor.
A previsão reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o período, como hidratação constante, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos e atenção especial a grupos vulneráveis, como idosos e crianças.
Onda de calor na Bahia
O Instituto Meteorológico Climatempo divulgou, neste domingo (9), um alerta sobre a possibilidade de uma onda de calor intensa que deve afetar grande parte do Brasil nos próximos dias, incluindo a Bahia.
A onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro. Segundo dados do Climatempo, regiões como o Oeste da Bahia, nas proximidades de Barreiras, o Vale do São Francisco, onde fica Juazeiro, e grande parte do sertão baiano podem alcançar temperaturas em torno de 40 °C durante esse período.
![A previsão reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o período. | Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](https://adm.aratuon.com.br/assets/6540de26-0d04-4238-9c04-e1cbdf402f68.jpg?width=1280&format=webp&)
A previsão reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o período. | Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Embora não esteja diretamente na faixa de onda de calor, Salvador também deve registrar temperaturas mais altas do que o normal. A previsão é de que a capital baiana tenha máximas entre 34 °C e 36 °C, com um aumento de 3 °C a 5 °C em relação à média histórica da estação.
Além da Bahia, outras capitais brasileiras serão impactadas pela onda de calor. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória são as mais afetadas, com previsão de que alcancem recordes de temperatura. São Paulo, embora não esteja na área de maior incidência do fenômeno, também pode registrar temperaturas recordes.