Onda de calor atinge Brasil com sensação térmica de até 70 °C

Na Bahia, a onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro

Por Bruna Castelo Branco .

Uma intensa onda de calor deve atingir as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil entre os dias 12 e 21 de fevereiro, com sensações térmicas que podem chegar a 70 °C. A previsão, baseada em dados do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), alerta para temperaturas extremas que superam os registros reais dos termômetros.


Em 2024, por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro já havia registrado uma sensação térmica de 62,3 °C no dia 17 de março, evidenciando a gravidade do fenômeno. A sensação térmica é calculada a partir da combinação entre a temperatura e a umidade do ar. Por exemplo, uma temperatura de 38 °C com 60% de umidade pode gerar uma sensação de 55 °C, enquanto 41 °C com 40% de umidade pode resultar em 53 °C.


Janeiro de 2025 bate recorde e se torna o mais quente da história


A previsão, baseada em dados da USP, alerta para temperaturas extremas. | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A previsão, baseada em dados da USP, alerta para temperaturas extremas. | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil




De acordo com especialistas, a sensação térmica não depende apenas da temperatura em graus Celsius, mas também da umidade relativa do ar no mesmo horário. Quanto maiores forem a temperatura e a umidade, mais intensa será a sensação de calor.


A previsão reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o período, como hidratação constante, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos e atenção especial a grupos vulneráveis, como idosos e crianças.


Onda de calor na Bahia


O Instituto Meteorológico Climatempo divulgou, neste domingo (9), um alerta sobre a possibilidade de uma onda de calor intensa que deve afetar grande parte do Brasil nos próximos dias, incluindo a Bahia.


onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro. Segundo dados do Climatempo, regiões como o Oeste da Bahia, nas proximidades de Barreiras, o Vale do São Francisco, onde fica Juazeiro, e grande parte do sertão baiano podem alcançar temperaturas em torno de 40 °C durante esse período.


A previsão reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o período. | Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

A previsão reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o período. | Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil




Embora não esteja diretamente na faixa de onda de calor, Salvador também deve registrar temperaturas mais altas do que o normal. A previsão é de que a capital baiana tenha máximas entre 34 °C e 36 °C, com um aumento de 3 °C a 5 °C em relação à média histórica da estação.


Além da Bahia, outras capitais brasileiras serão impactadas pela onda de calor. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória são as mais afetadas, com previsão de que alcancem recordes de temperatura. São Paulo, embora não esteja na área de maior incidência do fenômeno, também pode registrar temperaturas recordes.




Siga a gente no InstaFacebook X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).



Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.