Onda de calor intensa deve atingir a Bahia nos próximos dias
Temperaturas podem chegar a 40º no estado
Por Bruna Castelo Branco .
O Instituto Meteorológico Climatempo divulgou, neste domingo (9), um alerta sobre a possibilidade de uma onda de calor intensa que deve afetar grande parte do Brasil nos próximos dias, incluindo a Bahia.
A onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro. Segundo dados do Climatempo, regiões como o Oeste da Bahia, nas proximidades de Barreiras, o Vale do São Francisco, onde fica Juazeiro, e grande parte do sertão baiano podem alcançar temperaturas em torno de 40 °C durante esse período.
+ Janeiro de 2025 bate recorde e se torna o mais quente da história
![Imagem: Climatempo](https://adm.aratuon.com.br/assets/cba4e32b-115f-46d8-b851-a3c5920fc9d8.webp?width=1280&format=webp&)
Imagem: Climatempo
Embora não esteja diretamente na faixa de onda de calor, Salvador também deve registrar temperaturas mais altas do que o normal. A previsão é de que a capital baiana tenha máximas entre 34 °C e 36 °C, com um aumento de 3 °C a 5 °C em relação à média histórica da estação.
Além da Bahia, outras capitais brasileiras serão impactadas pela onda de calor. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória são as mais afetadas, com previsão de que alcancem recordes de temperatura. São Paulo, embora não esteja na área de maior incidência do fenômeno, também pode registrar temperaturas recordes.
Confira, abaixo, o alerta publicado pelo Climatempo:
Nos próximos dias, uma onda de calor se estabelece sobre parte das Regiões Sudeste e Nordeste do Brasil e a onda de calor que já atua no Sul do Brasil se prolonga por mais alguns dias.
A onda de calor no Sudeste e no Nordeste está sendo prevista para o período de 12 a 18 de fevereiro de 2025 e poderá causar calor em torno dos 40 °C em áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA) e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
As capitais São Paulo e Belo Horizonte poderão ter temperatura de até 35 °C e Vitória de até 38 °C.
A onda de calor que já provocou temperaturas de quase 44 °C no Rio Grande do Sul se estende até o dia 12 de fevereiro fazendo a temperatura novamente superar a marca dos 40 °C em vários locais do estado. É possível que o recorde de 43,8 °C registrado em Quaraí no dia 4 de fevereiro seja quebrado.
Desta vez, a onda de calor avança sobre o oeste e sul do Paraná, oeste, centro e sul de Santa Catarina. Há risco de temperaturas entre 38 °C e 40 °C no oeste paranaense e no litoral sul catarinense.
Há risco de calor próximo dos 40 °C na Grande Porto Alegre.
Fique atento às previsões dos próximos dias.
Foto: Ilustrativa/Pexels
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).