Janeiro de 2025 bate recorde e se torna o mais quente da história
A temperatura média global foi de 13,23 °C, superando em 1,71 °C o nível pré-industrial (1850-1900)
Por Bruna Castelo Branco.
A Terra registrou um novo recorde de calor em janeiro. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (6) pelo observatório europeu Copernicus, a temperatura média global foi de 13,23 °C, superando em 1,71 °C o nível pré-industrial (1850-1900), período anterior ao aumento significativo das emissões de gases de efeito estufa.
O relatório aponta que este é o 18º dos últimos 19 meses em que a temperatura média global ultrapassou 1,5 °C em relação ao nível pré-industrial. Além disso, a temperatura de janeiro foi 0,79 °C, superior à média registrada entre 1991-2020.
Na Europa, janeiro foi o segundo mais quente da história, com as temperaturas mais altas no sul e leste do continente, incluindo a Rússia ocidental, que registrou as maiores anomalias térmicas. Em contraste, as temperaturas ficaram abaixo da média na Islândia, Reino Unido, Irlanda, norte da França e norte da Escandinávia.
January 2025 was the warmest January ever recorded. Last month was 1.75°C above the pre-industrial level and 0.79°C above the 1991-2020 average. The persistence of high temp. underscores significant climate trends.
— Copernicus ECMWF (@CopernicusECMWF) February 6, 2025
Read the full #C3S Climate Bulletins: https://t.co/PCInDl2rNO pic.twitter.com/jzuTxlkWwQ
Fora da Europa, o nordeste do Canadá teve temperaturas mais elevadas do que a média. Partes da África, América do Sul e Austrália também apresentaram temperaturas mais quentes, sendo que a Austrália registrou seu segundo janeiro mais quente desde 1910. No Ártico, a extensão do gelo marinho atingiu o menor valor para o mês de janeiro.
Samantha Burgess, integrante da equipe do Copernicus, comentou que o resultado de janeiro surpreendeu os pesquisadores. Ela destacou que o mês manteve os recordes de temperatura dos últimos dois anos, apesar das condições de La Niña no Pacífico tropical e do efeito temporário de resfriamento nas temperaturas globais.
Salvador
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a cidade registrou o dia mais quente do ano durante as comemorações de Iemanjá, realizadas no último domingo (2). De acordo com o órgão, a temperatura alcançou 35,2 °C na Base Naval de Aratu.
Neste ano, a maior temperatura registrada em Salvador, também na Base Naval de Aratu, ocorreu no dia 4 de janeiro, quando os termômetros marcaram 35 °C.
Para este final de semana, a expectativa é que a temperatura varie entre 30°C e 31°C, com sol entre nuvens.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).