Bahia enfrenta terceira onda de calor e chuvas intensas nesta segunda
Uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas médias diárias superam em 5ºC
Por Bruna Castelo Branco .
O Brasil enfrentará, a partir da próxima segunda-feira (17), uma nova onda de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que os estados mais afetados serão Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de extensão para Goiás e Bahia.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor ocorre quando "as temperaturas máximas médias diárias superam em 5ºC a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos em uma área ampla".

O Brasil enfrentará, a partir da próxima segunda-feira (17), uma nova onda de calor. | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Alerta de chuvas fortes
O Inmet emitiu, neste domingo (16), um alerta amarelo de chuvas e ventos intensos para 13 estados, incluindo a Bahia. O aviso, que indica perigo potencial, é válido até as 10h de segunda-feira (17).
A previsão é de chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos fortes, variando de 40 a 60 km/h, enquanto a média comum é de 18 km/h. A situação apresenta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Os estados afetados são Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. O alerta é direcionado a algumas regiões específicas de cada estado. Na Bahia, por exemplo, apenas as cidades do Extremo Oeste serão impactadas.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Os estados mais afetados serão Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, alem de Goiás e Bahia. | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).