Rajadas de vento em Salvador superam os 60 km e volume de chuva é recorde
Salvador teve rajadas de ventos de até 62,6 km/h, que foram registradas na Boia Meteorológica da Barra. Volume de chuva nesta segunda chegou a 120 mm
Por Dinaldo dos Santos.
Salvador registrou ocorrências de rajadas de ventos intensas, nesta terça-feira (21), segundo informações da Defesa Civil (Codesal). A força dos ventos atingiu 62,2 km/h na capital baiana, que teve, ainda, um volume de chuva histórico durante o dia de ontem.
'Tivemos mais de 60 km/h na região da Barra e na região de Itapuã', disse o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo. Segundo ele, depois de um segunda-feira de dados históricos: 120 mm de chuva em apenas 24 horas, para um mês que tem média de 91 mm, a cidade se comportou bem.
Contudo, Sosthenes adverte que a situação de solo encharcado representa riscos de deslizamentos de terra e a população deve estar atenta para em casos de emergência entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199.
Por conta deste fenômenos metereológicos, um semáforo ficou pendurado na Avenida Oceânica, em Ondina e o trânsito precisou ser desviado para a Rua Dr. Oswaldo Ribeiro. Agentes da Transalvador foram ao local para orientar os motoristas.
De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal), a frente fria que chegou a Salvador, ainda estará na cidade até o final desta semana. Apesar do estado de alerta, ela garantiu que as equipes de plantão manterão a atenção durante 24 horas.
Assista ao vídeo:
Salvador tem alto volume acumulado de chuvas
O acumulado das chuvas já chega a 123,2 mm na região da Boca da Mata. Também foram registrados volumes expressivos em Nova Brasília (106,8 mm), Cajazeiras VIII (101,6 mm) e Mangabeira (98,4 mm).
Em razão das condições do tempo, a Codesal emitiu alerta na manhã de hoje para a continuidade das chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento, com risco de queda de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos.
A previsão para esta terça-feira (21/10) é de céu nublado a parcialmente nublado, com 90% de probabilidade de chuva a qualquer hora do dia.
Rajadas de vento de até 62,6 km/h foram registradas na Boia Meteorológica da Barra (20/10), além de 57,6 km/h na Barra (21/10), 56,2 km/h na Vila Naval – Barra, e 52,6 km/h em Itapuã
Nesta terça-feira (21), Salvador segue com previsão de chuva e temperaturas amenas. Os termômetros variam entre 22°C e 25°C, e há alta probabilidade de rajadas de ventos, além de garoas ao longo do dia.
Marinha suspende operação de ferries
Na noite desta segunda-feira (20), a operação do Sistema Ferry-Boat foi parcialmente suspensa pela Marinha, devido ao temporal que cai sobre o litoral baiano. A medida foi adotada após a água invadir o compartimento de veículos da embarcação Maria Bethânia durante uma travessia realizada no final da tarde.
LEIA MAIS: Líder do tráfico em Anguera é preso por envolvimento em morte de jovens
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).