Salvador registra quedas de 12 árvores por ações das chuvas e ventos fortes
Foram registradas as quedas de 12 árvores entre exemplares de pequeno e médio porte, além de 8 galhos caídos em vias públicas
Por Dinaldo dos Santos.
Quedas de 12 árvores foram registradas em Salvador, devido à ação das chuvas e ventos fortes que atingem a capital baiana, desde o início desta semana.
Segundo a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), entre os dias 20 e 22 de outubro, as equipes realizaram 25 atendimentos de remoção de vegetais (galhos e árvores) em diversos pontos de Salvador, em decorrência das fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram a capital nas últimas horas.
Nesse período, a Seman realizou 12 remoções de árvores tombadas, entre exemplares de pequeno e médio porte, além de 8 coletas de galhos caídos em vias públicas. Em alguns casos, pelo tamanho, os galhos podem ser confundidos e reportados como árvores caídas. Além disso, as equipes executaram a retirada de 5 hastes de bambu que haviam tombado no Bambuzal do Aeroporto.
As ocorrências foram registradas em diferentes bairros da cidade, entre eles Fazenda Grande III, Mata Escura, São Marcos, Santa Cruz, Castelo Branco, Ondina, Bairro da Paz, Cabula, Nova Brasília, Cassange e Pirajá.
De acordo com dados da Defesa Civil de Salvador, foram registradas rajadas de vento de até 75,2 km/h, além de 243,8 mm de chuva acumuladas em 72 horas e 129,8 mm apenas em 24 horas. Ontem (22), a Codesal elevou o nível de risco para Alerta Máximo, em decorrência da persistência e intensidade das chuvas
A Seman informou que segue com equipes de plantão nas ruas, atuando de forma contínua nos atendimentos emergenciais, que incluem a remoção de galhos e vegetais tombados, além da limpeza de caixas de sarjeta (bocas de lobo), desobstrução da rede de drenagem e apoio em áreas com pontos de alagamento.
Quedas de árvores e falta de energia elétrica
Na manhã desta quinta-feira, a Neoenergia Coelba triplicou o número de profissionais em campo em Salvador e na Região Metropolitana para atuar durante o temporal que se intensificou na noite da última quarta-feira (22).
Segundo informações da empresa, até às 6h, devido à intensidade das chuvas e ventos, a distribuidora registrou ocorrências de queda de árvores de grande porte sobre a rede elétrica em localidades como Castelo Branco, Cabula, Ondina, São Cristóvão e Barra.
A ventania também lançou objetos sobre os cabos elétricos, como no caso do bairro de Alto de Coutos, onde uma placa metálica ficou presa na fiação. As equipes da distribuidora seguem atuando em trechos dos bairros da Graça, Itapoan e São Marcos para garantir o restabelecimento da energia nessas áreas.
Ainda de acordo com a Neoenergia Coelba, os técnicos continuarão trabalhando de forma ininterrupta, durante todo o dia, realizando manobras e reparos para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível.
LEIA MAIS: Vaga de emprego: Veja oportunidades em Salvador e RMS nesta quinta
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).