Chuva intensa com ventos de até 75,2 km/h deixa áreas em alerta em Salvador
Salvador entra em alerta máximo devido às chuvas e sirenes são acionadas em áreas de risco; ventos batem 75,2 km/h
Por Da redação.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o nível de risco para Alerta Máximo nesta quarta-feira (22), em decorrência das fortes chuvas na cidade. A capital baiana registra rajadas de ventos de até 75,2 km/h, com o pico ocorrendo no bairro de Itapuã, além de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvore e pontos de alagamentos.
Confira as rajadas de ventos nos bairros de Salvador (registradas nesta quarta-feira, 22):
Chuva causa corte de energia
A reportagem do Aratu On recebeu informações de corte de energia causados pelas chuvas que atingem Salvador nesta quarta-feira (22). Um deles está relacionado com um 'apagão na Avenida Dorival Caymmi, uma das principais vias da cidade.
Em nota, a Neoenergia Coelba afirma que reforçou sua estrutura operacional e triplicou o número de profissionais em campo em na capital e Região Metropolitana.
"Para garantir o atendimento às ocorrências e a continuidade do fornecimento de energia elétrica, a distribuidora mobilizou mais de 500 técnicos e eletricistas, incluindo equipes de apoio vindas de São Paulo e Rio Grande do Norte, que atuam em outras distribuidoras do Grupo Neoenergia. O Centro de Operações Integradas (COI) da companhia segue sua operação em regime especial, com engenheiros e técnicos monitorando o sistema elétrico 24 horas por dia. A operação conta com tecnologia de automação que permite a recomposição rápida de parte do fornecimento, muitas vezes de forma remota e automática, sem necessidade de deslocamento de equipes", informa a nota.
O plano operacional da distribuidora também estabelece prioridade de atendimento para serviços essenciais, como hospitais, fornecimento de água, unidades de segurança pública e pessoas que dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência.
Orientações de segurança durante o período de chuva
- Evite aproximação de fios partidos : se ocorrer o rompimento de cabos devido à queda de galhos ou raios, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas do local e ligue imediatamente para o 116 (Neoenergia Coelba).
- Fios sobre veículos : se um cabo cair sobre um carro, permaneça dentro do veículo e oriente as pessoas a não se aproximarem. Ligue para 116 e para o Corpo de Bombeiros (193).
- Busque abrigo seguro : fique longe de janelas, portas metálicas e evite se abrigar sob árvores ou ficar áreas abertas durante tempestades.
- Proteja seus equipamentos : retire da tomada aparelhos eletroeletrônicos para evitar danos causados por descargas elétricas.
- Evite trabalhos externos : não realize serviços em telhados ou próximos à rede elétrica durante o período de chuva.
- Em caso de inundações : desligue o disjuntor geral da residência e mantenha distância de áreas alagadas.
Chuvas intensas com volumes históricos em Salvador
O volume pluviométrico acumulado em apenas 12 horas atingiu 123 milímetros , superando a média histórica de 91 mm para todo o mês. Diante do cenário, a Codesal elevou o nível de risco para Alerta Máximo.
Como medida preventiva, as sirenes de alerta de Salvador foram acionadas em comunidades consideradas de alto risco.
A previsão é que a alta intensidade das chuvas se mantenha até a próxima quinta-feira (23), com redução gradual na sexta-feira (24) e no sábado (25).
Como saber quanto choveu em seu bairro?
Quando chove em Salvador é comum vermos no Aratu On ou em outros veículos jornalísticos os detalhes de onde mais choveu na cidade, com diversos dados expressados em milímetros (mm) e em períodos de horas. Mas como é possível saber o quanto choveu em um bairro da capital baiana?
Não é por adivinhação ou usando um balde para captar a chuva e uma régua para medir; os dados são obtidos através de tecnologia. Isso por que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) possuí equipamentos espalhados em diversos pontos da cidade — os pluviômetros — que medem a quantidade de chuva na localidade, a partir da seguinte regra:
Um equipamento eletrônico capta a água da chuva em um funil e essa quantidade que entrar equipamento é medida por sensores e contabilizada.
A partir daí, a quantidade de chuva acumulada no pluviômetro equivale à altura da chuva em 1 metro quadrado de base. Ou seja, se for informado que na região de Bom Juá, nas últimas 24 horas choveu 37,4mm é dizer que o acumulado de chuva medido pelo equipamento daquela região representa uma altura de 37,4 milímetros ou 3,74 centímetros.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).