Ibotirama: Cidade baiana registra a maior temperatura do Brasil
Com termometrôs marcando 38,5°C em Ibotirama: Cidade baiana registra a maior temperatura do Brasil
Por João Tramm.
Localizado no oeste do estado, Ibotirama: Cidade baiana registra a maior temperatura do Brasil, neste sábado (1). Os termometros alcançaram 38,5°C nas últimas 24 horas, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A cidade baiana empatou com Cuiabá (MT), que apresentou o mesmo índice no mesmo intervalo.

A cidade é uma das que decretaram estado de emergência ante a seca. Até abril deste ano, segundo contabilização do Aratu On, pelo menos 92 municípios do estado já estavam em estado de emergência com a situação da estiagem.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a seca vem causando perdas significativas na produção agropecuária e comprometendo o abastecimento de água, sobretudo nas áreas rurais. O problema é um dos maiores desafios do agronegócio no estado, segundo Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
Ibotirama: Cidade baiana registra a maior temperatura do Brasil
Às margens do Rio São Francisco, Ibotirama é reconhecida pelo clima quente e árido. Durante a primavera e o verão, é comum que os termômetros ultrapassem os 35°C, enquanto a baixa umidade do ar intensifica a sensação de calor.
Na sequência do ranking das localidades mais quentes estão: Picos (PI), com 38,2°C; Rosário Oeste (MT) e Seridó (Caicó, RN), ambas com 37,6°C; Salto do Céu (MT), com 37,5°C; Caicó (RN), 37,3°C; Corrente (PI), 37,1°C; Araguaçu (TO) e Nhumirim (MS), ambas registrando 37,0°C.
O forte calor vem sendo observado em diversas regiões do país, principalmente no interior do Nordeste e do Centro-Oeste, onde as temperaturas seguem acima da média esperada para esta época do ano. A onda de calor atinge o estado mesmo ainda sendo primavera, conhecida como estação das flores.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).