Bahia decreta emergência em mais oito municípios afetados pela seca

Decretos publicados reconhecem oficialmente prejuízos causados pela estiagem e facilitam acesso a recursos para ações emergenciais

Por João Tramm.

O governador Jerônimo Rodrigues homologou, na quinta (7) e na sexta-feira (8), decretos municipais que reconhecem a situação de emergência em oito cidades baianas atingidas pela estiagem. As medidas, publicadas no Diário Oficial do Estado, abrangem Água Fria, Piripá, Canudos, Brotas de Macaúbas, Boa Vista do Tupim, Tanque Novo e Boquira.

A partir de informações levantadas pelo Aratu On, a partir do número de habitantes constantes no Censo IBGE 2022, cerca de 112 mil pessoas estão atingidas pela crise hídrica.

+ Após emergência por seca, cidade baiana contrata artista por R$ 1,1 milhão

Bahia decreta emergência em mais oito municípios afetados pela seca; Arquivo/Agência Brasil

Em abril, 92 municípios do estado já estavam em estado de emergência com a situação da estiagem. A questão mobilizou o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, a ir em Brasília negociar ações do Governo Federal ante a pauta. Entre as ações articuladas com os ministérios estão a distribuição de água da operação carro-pipa, a limpeza de barreiros e aguadas; perfuração e instalação de poços artesianos, distribuição de cestas básicas e milho para alimentação animal. 

 “Temos municípios em situação crítica. Conseguimos postergar algumas ações e realocar recursos para evitar a perda de rebanhos, mas só conseguimos segurar por mais 30, 35 dias", afirmou Cardoso.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a seca vem causando perdas significativas na produção agropecuária e comprometendo o abastecimento de água, sobretudo nas áreas rurais. Com a homologação estadual, as prefeituras podem adotar medidas administrativas mais rápidas, receber apoio técnico e acessar recursos estaduais e federais para minimizar os impactos da crise hídrica.

+ Incêndios e seca na Amazônia e no Pantanal batem marcas históricas

Cidades e habitantes

Na quinta-feira (7), foram homologados os decretos municipais de Boa Vista do Tupim, Tanque Novo e Boquira, todos com prazo de vigência de 180 dias, retroativos ao início de julho.

Já nesta sexta-feira (8), o governo reconheceu a emergência em Água Fria (180 dias), Piripá (180 dias), Canudos (180 dias, zona rural) e Brotas de Macaúbas (90 dias), também com efeitos retroativos à data das declarações feitas pelos prefeitos.

O governo do estado reforça que, diante da continuidade da estiagem, novos decretos poderão ser publicados para atender outras cidades que comprovarem prejuízos econômicos e sociais provocados pela falta de chuvas. Veja últimos a entrarem na lista de emergência:

  • Água Fria – 14.497 habitantes 

  • Piripá – 9.152 habitantes 

  • Canudos – 16.105 habitantes 

  • Brotas de Macaúbas – 11.765 habitantes 

  • Boa Vista do Tupim – aproximadamente 16.873 habitantes 

  • Tanque Novo – 17.158 habitantes 

  • Boquira – 19.322 habitantes

Situação gravíssima da seca na Bahia gera plano emergencial

Joédson Alves | Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.