Homem em situação de rua tem corpo queimado no oeste da Bahia

Homem em situação de rua tem corpo queimado após tentativa de homicídio em Luís Eduardo Magalhães

Por Ananda Costa.

Um homem em situação de rua, que não teve o nome divulgado, teve o corpo queimado após sofrer uma tentativa de homicídio no sábado (27), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Homem em situação de rua sofre tentativa de homicídio no oeste da Bahia. Foto: ilustrativa

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi socorrida e encaminhada a uma unidade de saúde, onde foram constatadas queimaduras de terceiro grau.

A vítima relatou que uma pessoa teria jogado uma substância inflamável sobre seu corpo e, em seguida, ateado fogo. A Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães expediu guias para a realização de perícia.

As investigações seguem em andamento, com a realização de oitivas e diligências, para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar a autoria.

Salvador é a 5º capital com maior número de pessoas em situação de rua

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

O número de pessoas em situação de rua no Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atingiu 335.151 em março de 2025. O dado consta no informe técnico de abril do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgado na última segunda-feira (14).

O levantamento, baseado em dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), revela um crescimento de 0,37% em relação a dezembro de 2024, quando havia 327.925 registros. O total atual é 14,6 vezes superior ao verificado em dezembro de 2013, quando o número de pessoas vivendo nas ruas era de 22,9 mil.

Segundo o MDS, a elevação também reflete o esforço de retomada das capacitações para entrevistadores e operadores do CadÚnico, iniciadas em 2023, o que fortaleceu a coleta de dados nos municípios. A pasta também apontou subnotificação e inconsistências nos números de anos anteriores, especialmente entre 2019 e 2022.

A Região Sudeste concentra 63% da população em situação de rua no país — um total de 208.791 pessoas. Na sequência aparecem:

  • Nordeste: 48.374 (14%);

  • Sul: 42.367 (13%);

  • Centro-Oeste: 19.037 (6%);

  • Norte: 16.582 (4%).

Em números absolutos, os estados com maior número de pessoas em situação de rua são:

  1. São Paulo: 143.426 (42,82%);

  2. Rio de Janeiro: 30.997 (10%);

  3. Minas Gerais: 30.355.

As capitais com os maiores registros são:

  • São Paulo (96.220);

  • Rio de Janeiro (21.764)

  • Belo Horizonte (14.454);

  • Fortaleza (10.045);

  • Salvador (10.025);

  • Brasília (8.591).

Salvador cria incentivo à contratação de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Salvador regulamentou, nesta segunda-feira (15), lei 9.874/2025 que estabelece a Política Municipal de Empregabilidade para a população em situação de rua e o programa Vida Nova Empregabilidade. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer regras e ações com foco em promover qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho formal e no empreendedorismo. 

A maior mudança será o incentivo fiscal inédito para empresas e empregadores que contratarem pessoas em situação de rua, podendo abater do IPTU o equivalente a 10% do salário pago ao trabalhador. Nesse caso, se o contratado receber um salário mínimo, atualmente na faixa de R$1.518, cerca de R$150 referente ao imposto pelo empregador será descontado. 

Assim como a nova Política Municipal de Empregabilidade busca garantir dignidade e inclusão à população em situação de rua, a legislação que prevê indenização por ausência emocional dos pais reforça a cidadania a partir da responsabilização e da proteção de direitos fundamentais.

A regulamentação da política de empregabilidade também se conecta ao lançamento do site do PDDU, ao ampliar o acesso à informação e estimular a participação cidadã nas decisões sobre a cidade. Enquanto a política voltada à população em situação de rua promove inclusão econômica e social, o portal do PDDU fortalece a cidadania ativa, permitindo que a população acompanhe, opine e participe do planejamento urbano.

LEIA MAIS: Operação deixa dois homens em situação de rua mortos perto do metrô

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.