Salvador lança site do PDDU para ampliar informação e participação social
Salvador lança site do PDDU que disponibiliza à população informações sobre o planejamento urbano do município e ampla participação social; confira
Por Laraelen Oliveira.
A Prefeitura de Salvador, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está disponibilizando à população o site oficial do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A plataforma reúne, de forma clara e acessível, todas as informações relacionadas ao processo de revisão do PDDU, instrumento central de planejamento urbano do município.

Informação reforçada e participação social presente
O portal tem o objetivo de ampliar o acesso aos dados e estimular a participação social. Nele estarão disponíveis todos os conteúdos referentes ao diagnóstico, estudos técnicos, legislação, materiais de consulta, atas, calendário de atividades e demais etapas relacionadas à revisão do Plano Diretor.
Para facilitar ainda mais o entendimento sobre o PDDU, também está disponível no site uma cartilha criada para explicar de forma simples a legislação, o funcionamento do Plano e como os cidadãos podem participar.

Com interface moderna e navegabilidade intuitiva, o site facilita o diálogo entre a administração municipal e a sociedade civil. A ferramenta permite que cidadãos, instituições, pesquisadores e profissionais acompanhem e contribuam para as discussões que vão orientar o futuro de Salvador nas próximas décadas.
Cidadania em ação: solidariedade, inclusão digital e envelhecimento com dignidade
A campanha Papai Noel dos Correios simboliza solidariedade e participação social ao incentivar cidadãos a presentear crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa reforça que exercer a cidadania também envolve atitudes voluntárias que promovem inclusão e bem-estar coletivo.
Já a desigualdade no acesso à internet mostra como muitos ainda têm seus direitos limitados. Em um mundo digitalizado, estar fora da rede significa perder oportunidades de estudo, trabalho e acesso a serviços públicos. Assim, a inclusão digital torna-se essencial para garantir cidadania plena e igualitária.
O envelhecimento da população brasileira, apontado pelo IBGE e influenciado pelo avanço da vacinação, revela conquistas na saúde pública. Esse cenário reforça a importância de políticas que protejam e valorizem os idosos, lembrando que cidadania também é participar das decisões que moldam o presente e o futuro social.
Leia também: Cadeiras de rodas elétricas vão pagar IPVA em 2026? Especialista explica
Leia também: Bahia tem ranking da sorte: cidades que mais ganharam na Nota Premiada
Leia também: Viúvos e viúvas 'sem nada'? Entenda projeto de reforma do Código Civil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).