OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm para uso emergencial
Imunizante pode ser incluído no Covax, programa de distribuição global da agência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (7/5) que aprovou o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm. Com a aprovação, o imunizante pode ser distribuído por meio da Covax Facility, programa mundial liderado pela OMS e que distribui vacinas para as nações mais pobres.
A Sinopharm foi a primeira vacina a ser utilizada em território chinês, ainda em 2020, e hoje já é aplicada em diversas nações no mundo. Segundo os dados apresentados durante os testes, a fórmula apresentou uma eficácia de 79% na prevenção de casos sintomáticos graves e hospitalizações.
A recomendação da entidade é que sejam aplicadas duas doses, com intervalo de até três semanas, em pessoas com mais de 18 anos. Apesar da falta de informações sobre a eficácia do imunizante em idosos, a entidade considera que não há razões para a vacina agir de forma diferente em maiores de 60 anos.
"[A aprovação] amplia a lista de vacinas que o Covax pode adquirir e aumenta a confiança de países para que eles possam acelerar as decisões de suas agências regulatórias, importar e aplicar a vacina", disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus em entrevista coletiva.
A OMS já deu aprovação para uso de emergência das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Johnson & Johnson e, na última semana, Moderna.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.