Vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas em todo o Brasil até terça-feira
Carregamento inclui aproximadamente 1,5 milhão de doses da vacina Serum, contra a Covid-19
Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 será enviado a todos os estados e ao Distrito Federal até esta terça-feira (10). O carregamento inclui aproximadamente 1,5 milhão de doses da vacina Serum, que possui eficácia comprovada de 90% contra casos sintomáticos em adultos.
Essas doses fazem parte de uma remessa de quase 70 milhões adquiridas pelo Ministério da Saúde em um pregão eletrônico, com o objetivo de garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos. O Programa Nacional de Imunizações planeja distribuir novas remessas nas próximas semanas, somando 5 milhões de doses entregues até o final do mês.
+ Prazo de cadastro para vagas do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos é prorrogado
Produzida pela Zálika Farmacêutica, a vacina se destaca pelos bons resultados em testes de eficácia e segurança, maior prazo de validade e facilidade de transporte e armazenamento. O imunizante já recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas a partir de 12 anos. Para crianças menores, o imunizante utilizado continuará sendo o da Pfizer.
Além das novas entregas, o Ministério da Saúde está enviando aos estados um documento com diretrizes atualizadas sobre a estratégia de vacinação contra a Covid-19. Desde o início do ano, a vacina foi integrada ao calendário básico infantil. Também permanece a recomendação de vacinação para gestantes e a aplicação de doses de reforço em idosos e pessoas de grupos vulneráveis.
Conforme o esquema vacinal, crianças devem receber a primeira dose a partir dos seis meses de idade, com a segunda administrada quatro semanas depois. Após os 5 anos, uma dose de reforço é necessária. Gestantes devem ser imunizadas durante a gravidez ou, se não for possível, no período pós-parto.
Idosos acima de 60 anos devem renovar a vacinação a cada seis meses, assim como pessoas a partir dos 5 anos que apresentem imunodeficiência. Grupos prioritários, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências ou comorbidades e aquelas privadas de liberdade, devem receber uma dose anual.
LEIA MAIS: Governo quer reduzir impactos na saúde causados por apostas esportivas
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).