Ministério da Saúde admite ter obtido metade das 560 milhões de doses divulgadas
Governo Federal veiculou peças publicitárias nas redes sociais e em veículos de imprensa divulgando a contratação de 560 milhões de doses de vacinas
O Ministério da Saúde admitiu ter adquirido apenas 280 milhões de doses de vacinas contra Covid-19. O número corresponde a metade dos 560 milhões de doses anunciadas pela pasta e em anúncios públicos do ministro Marcelo Queiroga.
Em 24 de março, a Saúde divulgou no Twitter vídeo de 30 segundos informando que “já foram comprados mais de 560 milhões de doses” de vacinas. Pouco depois, no dia 31, Queiroga repetiu o número.
“O Governo Federal já tem contratados mais de 560 milhões de doses de vacina”, disse ele, após reunião do comitê de combate à Covid, que reúne Executivo, Legislativo e Judiciário. “(Mas) é claro que não dispomos dessas doses no departamento de logística do Ministério da Saúde, até porque há uma carência de vacinas a nível internacional".
Em resposta ao requerimento de informação apresentado pelo deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR), que cobrou esclarecimentos sobre as propagandas, a pasta da Saúde admitiu ter superestimado o número real de doses.
No documento, o Ministério foi questionado se havia realmente comprado o número de doses divulgadas. "Houve a efetiva compra/negociação de 560 milhões de doses ou apenas o indicativo de intenção de compra?", escreveu o deputado Fruet.
O Ministério respondeu em um trecho do documento que "os registros documentais demonstram que foram celebrados acordos para fornecimento de 281.023.470 doses da vacina Covid-19", quase trezentos mil doses a menos do que o informado oficialmente.
Segundo o Ministério, as 281 milhões de doses pendentes para completar a proposta de 560 milhões estão sendo negociadas com a Oxford/Astrazeneca (210 milhões de doses), Sinovac (30 milhões), Covax Facility (41 milhões) e ainda há expectativa de que 13 milhões de doses possam ser fornecidas pela farmacêutica Moderna.
LEIA MAIS: Justiça baiana anuncia decisão da retomada de atividades presenciais; saiba mais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.