Tempo real: TSE desmente Bolsonaro durante live do presidente; entenda

Presidente disse que provaria que eleições são fraudadas pelo TSE.

Por Da Redação.

Tempo real: TSE desmente Bolsonaro durante live do presidente; entendareprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou uma live, na noite desta quinta-feira (29/7), sob o anúncio de que comprovaria fraudes nas eleições no Brasil, atacando o voto eletrônico. Porém, durante a transmissão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu, em "tempo real", o que dizia o ex-integrante do PSL, com postagens conferindo credibilidade às urnas eletrônicas.

Bolsonaro usou vídeos de redes sociais para tentar embasar sua teoria e, em outro momento, voltou a criticar o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. "É justo quem tirou o Lula da cadeia ser o mesmo que vai contar os votos numa sala secreta no TSE?”, questionou.

Reiterando a nota publicada em seu site no dia 22 de julho, o Tribunal esclareceu "que é falsa a afirmação de que ‘a apuração dos votos é feita por meia dúzia de pessoas, de forma secreta (…) em uma sala lá do TSE’. Em verdade, a apuração dos resultados é feita automaticamente pela urna eletrônica logo após o encerramento da votação. Nesse momento, a urna imprime, em cinco vias, o Boletim de Urna (BU), que contém a quantidade de votos registrados na urna para cada candidato e partido, além dos votos nulos e em branco. Uma das vias impressas é afixada no local de votação, visível a todos, de modo que o resultado da urna se torna público e definitivo. Vias adicionais são entregues aos fiscais dos partidos políticos”.

Nas redes sociais, o órgão colocou informações a respeito do funcionamento das urnas eletrônicas, afirmando que "a integridade, segurança e auditabilidade da Urna Eletrônica são testadas e comprovadas publicamente em todas as eleições gerais e municipais do Brasil e acompanhadas por representantes da sociedade por meio do Teste de Integridade". Também foi disponibilizado um link para maiores informações (clique aqui).

'SÓ DEUS'

Jair Bolsonaro voltou a dizer que só Deus o tira da cadeira e que não quer problemas nas eleições de 2022. Ele lembrou também um ato que será realizado no próximo domingo (1º de agosto), organizado por apoiadores e simpatizantes que, assim como o presidente, pedem o voto impresso no ano que vem.

O voto impresso é objeto de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em trâmite na Câmara dos Deputados, mas as chances de aprovação são consideradas remotas.

A seguir, veja mais publicações do TSE durante a live do presidente:

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.