Deputados visitam canteiro de obras da Ponte Salvador-Itaparica
Parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia visitaram canteiro de obras e destacaram impacto da estrutura na mobilidade e economia do estado
Por Da Redação.
Deputados da Assembleia Legislativa da Bahia visitaram, nesta terça-feira (18), o canteiro de obras e a balsa onde estão sendo finalizadas as sondagens para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Durante a visita, foi apresentado o projeto da estrutura, que será a maior da América Latina, com previsão de conclusão para 2030.
O presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Social e Turismo da AL-BA, deputado Eduardo Salles (PP), destacou a relevância da obra. “Acompanhamos de perto um momento histórico para a Bahia”, afirmou. Segundo ele, a ponte de 12,4 km não se trata apenas de uma travessia, mas de “um novo eixo de desenvolvimento, um sistema viário que beneficiará dez milhões de baianos em 250 municípios e ampliará o potencial turístico da Bahia”.
O parlamentar também ressaltou aspectos estruturais da obra. “A Ponte Salvador-Itaparica será mais alta e mais larga que a Ponte Rio-Niterói e foi projetada para permitir a navegação dos maiores navios do mundo sem impactar o acesso ao Porto de Salvador, já que sua estrutura estará posicionada após a entrada dos navios no porto”, explicou.
Outro ponto abordado foi o impacto na mobilidade da região. Segundo Salles, cerca de 30% do tráfego da BR-324 será desviado para a nova ponte, o que contribuirá para a melhoria da logística estadual. “Esse é um projeto de transformação social e econômica que impulsionará o turismo, a logística e os investimentos na Bahia”, acrescentou.
A visita contou com a presença de representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), incluindo o chefe de gabinete Pedro Dórea e o superintendente da SIT, Saulo Pontes. Também estiveram presentes membros da equipe técnica da Seinfra e do consórcio responsável pela obra.
O deputado Raimundinho da JR (PL) destacou a importância do acompanhamento das etapas da construção. “Tivemos a oportunidade de acompanhar de perto o avanço da construção e entender melhor as etapas do projeto e o uso de tecnologia de ponta para garantir a segurança e eficiência da estrutura. Essa obra histórica avança a cada dia e seguimos acompanhando de perto esse grande marco para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou.
Já o deputado Radiovaldo Costa (PT) frisou que a obra terá impactos na economia e na geração de empregos. “Reafirmamos nosso compromisso com essa construção, que vai transformar a mobilidade, impulsionar a economia e gerar milhares de empregos para o nosso povo”, disse.
O deputado Penalva (PDT) explicou que a atual fase do projeto envolve a coleta de amostras do fundo do mar em 105 pontos onde serão construídos os pilares da ponte. O material coletado é analisado em laboratórios instalados na Calçada para definir as características do solo e a fundação da estrutura.
“O entendimento é de que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica vai promover a melhoria no tráfego da Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Baixo Sul, além de fazer a conexão com importantes rodovias, como a BR-101, BR-116 e BR-242”, afirmou Penalva.
A construção da ponte também deve gerar benefícios sociais e econômicos, conforme destacou um dos parlamentares presentes. “O investimento que está sendo feito será responsável, por exemplo, pela geração de sete mil empregos, desenvolvimento de mais de 50 programas educacionais e socioambientais, ampliação do potencial turístico da Bahia e aumento da competitividade logística do Estado”, concluiu.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).