Obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer profissão será tema de audiência na Câmara
A PEC que reinstitui obrigatoriedade tramita na Casa
A exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão será o foco da audiência pública marcada para a próxima quinta-feira (26/10), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O tema "A importância da formação superior para o exercício do jornalismo" está proposto no requerimento da audiência, de autoria do deputado federal Amaro Neto (Republicanos-ES). Ele é jornalista por formação e atendeu à solicitação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
Cabe ressaltar que tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 206/12), que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em Jornalismo para o exercício da profissão.
BAHIA
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, "a importância da formação universitária para o exercício profissional é algo vital para nossa sociedade, onde a produção de informação fidedigna e de qualidade requer muita responsabilidade".
OCUPA BRASÍLIA
A audiência pública será o ponto alto do 2º Ocupa Brasília, movimento que vai reunir dirigentes das FENAJ e dos sindicatos de jornalistas filiados, de 24 a 26 de outubro, na Capital federal. A exemplo da primeira atividade, realizada em abril, a Federação quer sensibilizar o Legislativo para a correção do erro histórico cometido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, que acabou com o único critério de acesso à profissão no país.
"A ideia é cumprir uma agenda de atividades na Câmara dos Deputados e em alguns ministérios, para dialogar sobre a necessidade de aprovação da PEC do Diploma", afirma a presidente da FENAJ, Samira de Castro. De acordo com ela, os representantes dos sindicatos também farão reuniões com as bancadas federais de seus estados.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!