Primeiros trens do VLT de Salvador chegam à capital; veja imagens
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Por Matheus Caldas.
Os primeiros trens do VLT de Salvador chegaram à capital baiana nesta quarta-feira (3). Os equipamentos foram apresentados por uma comitiva do governo da Bahia, que expõem os equipamentos, neste momento, na Avenida Paralela.
A composição do VLT de Salvador, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto pelos técnicos do governo estadual.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos:
- Trecho 1: Comércio a Ilha de São João
- Trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras
- Trecho 3: Águas Claras a Piatã.
As intervenções incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, serviço de iluminação e obras de urbanização. A conclusão da obra está prevista para 2028.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reiterou que os primeiros testes técnicos devem ser iniciados no início de 2026. “Em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, garantiu. “Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque”, incrementou.

Do monotrilho ao VLT de Salvador: o que mudou
O primeiro projeto, firmado em 2018 com a empresa chinesa Skyrail, ligada à BYD, previa a implantação de um monotrilho elevado de 23,28 km com 21 estações. Após atrasos, paralisações e mudança de governo, o contrato foi rescindido em 2023.
O novo projeto, lançado em 2024, opta por um VLT de superfície, com maior extensão (36,4 km), mais estações (34), custo mais elevado (R$ 5 bilhões) e integração aprimorada com o metrô. A tecnologia adotada é considerada mais viável técnica e financeiramente, especialmente por se adequar melhor ao traçado urbano e permitir um menor impacto ambiental e visual.
Lista de estações por trecho
Trecho 1 – Ilha de São João a Calçada (16,7 km)
- Ilha de São João
- Olindina
- Paripe
- Coutos
- Setúbal
- Periperi
- Praia Grande
- Escada
- Itacaranha
- São Brás
- Plataforma
- São João
- União
- Lobato
- Viaduto Suburbana
- Santa Luzia
- Baixa do Fiscal
- Calçada
- Calçada 2
- São Joaquim
- Ferry-Boat
- Hospital da Marinha
- Instituto do Cacau
- Mercado Modelo
Trecho 2 – Paripe a Águas Claras (9,2 km)
- São Luiz
- Base Naval
- Via Bronze
- Moema
- Valença
- Hospital do Subúrbio
- Valéria
- Águas Claras (estação de integração com o metrô e a nova rodoviária)
Trecho 3 – Águas Claras a Piatã (10,5 km)
- Castelo Branco
- Regional
- Cajazeiras
- Alphaville
- Bairro da Paz
- Solaris
- Senai
- Piatã
- Orla

Expansões do VLT de Salvador
Em julho, Jerônimo recuou e decidiu ampliar o modal até o Comércio. Antes, o governador indicou que a prioridade era levar o transporte até Alagoinhas, a 123,2 km da capital baiana.
Na expansão até o Comércio, Jerônimo assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3. A iniciativa contou com a presença do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Além destas, o governo da Bahia contratou empresa de consultoria para realizar estudos técnicos a fim de ampliar o VLT de Salvador. O projeto visa levar mais estações a pontos da região metropolitana, como Simões Filho e Candeias.
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