Trecho 1 do VLT chega a 50% e operação assistida entra em nova fase

Obras do VLT de Salvador atingem 50% e entram em nova fase de operação assistida; transporte contará com cerca de 43,31 quilômetros de extensão

Por Laraelen Oliveira.

As obras do Trecho 1 do VLT, que tem o objetivo de ligar a Estação da Calçada à Ilha de São João, chegaram a 50% de execução. O desenvolvimento das obras foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, durante uma agenda de monitoramento realizada pelo Governo do Estado. 

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador é considerado um projeto de grande importância para a cidade, com o objetivo principal de transformar a mobilidade urbana, especialmente na região do Subúrbio e da Cidade Baixa/Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Por outro lado, os trens do VLT tiveram um avanço e seguem para a fase de operação assistida, etapa que envolve testes técnicos e ajustes operacionais necessários antes do início da operação comercial do sistema. No Trecho 1, os serviços que estão sendo realizados incluem a implantação da via permanente, obras de drenagem, requalificação urbana no entorno, além da construção de estações e estruturas operacionais. As intervenções são coordenadas pela CTB, em parceria com os consórcios responsáveis pela execução, com acompanhamento permanente do Governo do Estado.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o VLT representa mais do que uma obra de infraestrutura. “O VLT é um projeto estruturante que vai reorganizar a mobilidade da Cidade Baixa, reduzir o tempo de deslocamento da população e impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região. Mais mobilidade, qualidade de transporte urbano e qualidade de vida para a população”, destacou.

O VLT substituirá o antigo trem do subúrbio e terá uma extensão total prevista de cerca de 40 km/Foto: Feijão Almeida/GovBA

Segundo Eracy Lafuente, o avanço das obras reflete um trabalho técnico contínuo e planejado. “Estamos seguindo um cronograma rigoroso, com foco na segurança, na qualidade da obra e no impacto positivo que esse sistema vai trazer para o dia a dia das pessoas. Nós estamos fazendo hoje a maior obra de mobilidade, e não só uma obra de mobilidade, como também uma obra de desenvolvimento territorial do país. Não há obra em termos de ascensão e de envergadura e execução hoje como essa. É uma obra que vai ligar toda a cidade, vai ligar tudo em termos de Região Metropolitana”, afirmou.

VLT de Salvador: saiba sobre o andamento das obras 

O Governo da Bahia anunciou por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), as novas desapropriações para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As áreas que serão desapropriadas estão localizadas no bairro da Calçada, em Salvador. Na justificativa, o Governo do Estado declara que as desapropriações serão destinadas à implantação do Lote 1 do VLT.

Também foi anunciado por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), o financiamento no valor de R$600 milhões para acelerar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Os primeiros trens do VLT de Salvador chegaram à capital baiana anteriormente, para dar prosseguimentos aos testes e à operação assistida. Os equipamentos foram apresentados por uma comitiva do governo da Bahia, que expôs os equipamentos na Avenida Paralela. A composição do VLT de Salvador, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto pelos técnicos do governo estadual.

Leia também: IPVA 2026: confira quando vai começar, opções de pagamento e descontos

Leia também: CNH do Brasil: como solicitar a primeira habilitação pelo aplicativo

Leia também: Transporte público no Brasil: entenda proposta de tarifa zero

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.