Trecho 1 do VLT chega a 50% e operação assistida entra em nova fase
Obras do VLT de Salvador atingem 50% e entram em nova fase de operação assistida; transporte contará com cerca de 43,31 quilômetros de extensão
Por Laraelen Oliveira.
As obras do Trecho 1 do VLT, que tem o objetivo de ligar a Estação da Calçada à Ilha de São João, chegaram a 50% de execução. O desenvolvimento das obras foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, durante uma agenda de monitoramento realizada pelo Governo do Estado.

Por outro lado, os trens do VLT tiveram um avanço e seguem para a fase de operação assistida, etapa que envolve testes técnicos e ajustes operacionais necessários antes do início da operação comercial do sistema. No Trecho 1, os serviços que estão sendo realizados incluem a implantação da via permanente, obras de drenagem, requalificação urbana no entorno, além da construção de estações e estruturas operacionais. As intervenções são coordenadas pela CTB, em parceria com os consórcios responsáveis pela execução, com acompanhamento permanente do Governo do Estado.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o VLT representa mais do que uma obra de infraestrutura. “O VLT é um projeto estruturante que vai reorganizar a mobilidade da Cidade Baixa, reduzir o tempo de deslocamento da população e impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região. Mais mobilidade, qualidade de transporte urbano e qualidade de vida para a população”, destacou.

Segundo Eracy Lafuente, o avanço das obras reflete um trabalho técnico contínuo e planejado. “Estamos seguindo um cronograma rigoroso, com foco na segurança, na qualidade da obra e no impacto positivo que esse sistema vai trazer para o dia a dia das pessoas. Nós estamos fazendo hoje a maior obra de mobilidade, e não só uma obra de mobilidade, como também uma obra de desenvolvimento territorial do país. Não há obra em termos de ascensão e de envergadura e execução hoje como essa. É uma obra que vai ligar toda a cidade, vai ligar tudo em termos de Região Metropolitana”, afirmou.
VLT de Salvador: saiba sobre o andamento das obras
O Governo da Bahia anunciou por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), as novas desapropriações para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As áreas que serão desapropriadas estão localizadas no bairro da Calçada, em Salvador. Na justificativa, o Governo do Estado declara que as desapropriações serão destinadas à implantação do Lote 1 do VLT.
Também foi anunciado por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), o financiamento no valor de R$600 milhões para acelerar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Os primeiros trens do VLT de Salvador chegaram à capital baiana anteriormente, para dar prosseguimentos aos testes e à operação assistida. Os equipamentos foram apresentados por uma comitiva do governo da Bahia, que expôs os equipamentos na Avenida Paralela. A composição do VLT de Salvador, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto pelos técnicos do governo estadual.
Leia também: IPVA 2026: confira quando vai começar, opções de pagamento e descontos
Leia também: CNH do Brasil: como solicitar a primeira habilitação pelo aplicativo
Leia também: Transporte público no Brasil: entenda proposta de tarifa zero
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).