Trens do VLT iniciam preparação para operação assistida em 2026
Trens do VLT já estão em preparação para início da operação assistida em 2026
Por Da redação.
Os trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começaram a chegar a Salvador para início dos testes operacionais. Os primeiros vagões foram instalados na quinta-feira (4) nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com um trator rebocador até a oficina, onde serão feitas as atualizações de softwares, verificação de Interfaces Homem-Máquina (IHM) e preparação para os primeiros testes no trecho 1.

Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para início dos primeiros ajustes na oficina, onde também serão verificadas a funcionalidade e as configurações do veículo.
Segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos iniciam em janeiro, em trajeto que vai da Calçada ao Lobato, por cerca de seis meses, e a operação assistida está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2026.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: o primeiro liga o Comércio a Ilha de São João, o trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras e o trecho 3 liga Águas Claras a Piatã. A conclusão das obras está programada para 2028.
VLT: obras alteram trânsito
A partir deste sábado (6), motoristas que trafegam pela Estrada do Derba (BA-528) precisarão redobrar a atenção. O avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, aliado às intervenções de duplicação da via, provocará novas alterações no tráfego ao longo do Trecho 2 do projeto, que conectará Paripe a Águas Claras.
Responsável pela execução dessa etapa, o Consórcio VLT Salvador informou que parte da pista duplicada será liberada para uso dos motoristas. A mudança permitirá que as equipes deem continuidade aos trabalhos de implantação da via permanente do VLT, ao mesmo tempo em que avançam na duplicação da BA-528.
Entre as principais modificações estão desvios estratégicos para garantir fluidez e segurança durante a execução das obras. Para quem segue em direção a Paripe, será necessário acessar um desvio na altura do posto Shell, direcionando os veículos para a nova pista.
Já os condutores que trafegam no sentido Águas Claras deverão utilizar o desvio localizado na rotatória do Hospital do Subúrbio, área onde será construída uma passagem inferior.
O Consórcio reforça que as intervenções são indispensáveis para manter o ritmo do projeto e solicita a colaboração dos condutores. A recomendação é de atenção máxima à sinalização implantada e às equipes que estarão trabalhando ao longo da via.
As medidas visam garantir a segurança de todos e contribuir para o avanço de uma etapa fundamental do VLT, obra considerada estratégica para a mobilidade urbana da capital e da região metropolitana.
A composição do VLT de Salvador, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto pelos técnicos do governo estadual.
Governo da Bahia anunciou as áreas que serão desapropriadas estão localizadas no bairro da Calçada, em Salvador. Na justificativa, o Governo do Estado declara que as desapropriações serão destinadas à implantação do Lote 1 do VLT.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).