Governo da Bahia anuncia novas desapropriações para instalação do VLT

Governo da Bahia anunciou por meio do Diário Oficial do Estado (DOE) as novas desapropriações para a construção do VLT; entenda

Por Laraelen Oliveira.

O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (6), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), as novas desapropriações para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As áreas que serão desapropriadas estão localizadas no bairro da Calçada, em Salvador.

O projeto visa substituir o antigo trem do subúrbio, desativado em 2021, e terá uma extensão total de aproximadamente 37 km e 34 paradas/Foto: Joá Souza/Govba

“Fica declarada de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra medindo 20.094,69m², com as acessões e benfeitorias nela existentes, pertencente a quem de direito, situada no Bairro da Calçada, no Município de Salvador, conforme estudos e projetos realizados pela SEDUR, através da CTB”, diz um trecho do documento.

Na justificativa, o Governo do Estado declara que as desapropriações serão destinadas à implantação do Lote 1 do VLT. Ainda segundo o documento, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) serão responsáveis por financiar as devidas indenizações aos donos dos imóveis desapropriados.

A previsão é que os primeiros trens comecem a chegar em Salvador a partir de dezembro de 2025, e os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio ocorram no início de 2026/Foto:Divulgação/CTB

Nesta semana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), já havia confirmado que o primeiro trem do VLT chegará à capital baiana já no dia 5 de dezembro, marcando o início de uma nova etapa da construção. Já em janeiro de 2026, os primeiros testes começarão a ser feitos, etapa esta que deverá durar cerca de 5 meses.

“Em dezembro, no dia 5, a Bahia vai receber o primeiro trem do VLT. Até o final do mês de dezembro, chegará outro trem. São dois para fazer os testes. Serão 5 meses de teste, onde eles acompanham e monitoram os trilhos. Essa é uma expectativa de entrega”, disse o governador.

VLT de Salvador: saiba como anda as obras do transporte 

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.

O Governo da Bahia anunciou, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), o financiamento no valor de R$600 milhões para acelerar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

O VLT de Salvador também iniciou a próxima fase de sua construção, nesta terça-feira (4). A Subestação Primária Calçada foi energizada e tem a capacidade de alimentar todo o Trecho 1 do transporte. Até o momento, cerca de quatro quilômetros de rede foram alimentados, permitindo o funcionamento do sistema até a Ponte São João. 

Leia também: EUA vão cancelar 10% dos voos em 40 regiões no país por conta do shutdown

Leia também: Empresa de ônibus é investigada por falhas em linha de Salvador

Leia também: Semob cria nova linha para atender estudantes do IFBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.