VLT de Salvador avança: saiba onde trilhos estão sendo instalados

Desembarque de 27,5 mil metros de trilhos marca novo avanço nas obras do Trecho 2 do VLT de Salvador, que ligará Paripe a Águas Claras

Por Da redação.

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado no último dia 29, prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.

Vlt De Salvador   Matheus Landim Govba

Nesta primeira fase, estão programados três desembarques pelo Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas. Cada veículo transporta 42 barras de 12 metros, somando 504 metros de trilhos. No total, 55 carretas devem abastecer o canteiro de obras. Os primeiros trilhos recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, no fim do Trecho 2.

Segundo o engenheiro civil responsável, Renato Ribeiro dos Santos, a chegada do material é decisiva para o cumprimento do cronograma. “A previsão é iniciar a instalação da via permanente com esses trilhos a partir de novembro. Os acessórios e placas de fixação já chegaram, o que garante as próximas etapas da obra.”

Quem trabalha na operação também celebra o ritmo acelerado. Perivaldo Amaral, 33 anos, ajudante responsável pelo desembarque dos trilhos, destaca o sentimento de participação: “O trabalho está excelente e a obra segue a todo vapor. É um orgulho fazer parte desse sonho”.

Obra Vlt

Evolução do VLT de Salvador

Com um investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e RMS avança em ritmo acelerado. Com a extensão até o Comércio, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas.

Em apenas 15 meses de início das obras, os serviços realizados nos Trechos 1, 2 e 3 já mostram avanços físicos significativos, superando os padrões médios de obras ferroviárias no Brasil. No Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, a obra já apresenta 33,79% de avanço físico.

No Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, a obra apresenta avanço físico de 19,99%. A drenagem e proteção de taludes acompanham o ritmo da terraplanagem, avançando também nas intervenções para a duplicação da BA-528 e a implantação do VLT. Já no Trecho 3, que liga Águas Claras ao bairro de Piatã, as obras civis registram 2,11% de avanço físico, com conclusão prevista para 2028.

Outros projetos de transporte na Bahia

Outro projeto de impacto é a Ponte Salvador-Itaparica, que promete transformar a ligação entre a capital e a Ilha de Itaparica. Com o início das obras já definido pelo governo, a ponte deve se tornar uma das maiores da América Latina, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento e impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico da região metropolitana.

No interior do estado, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) também se destaca. Com mais de 1.500 quilômetros de extensão, a ferrovia conecta o porto de Ilhéus a regiões produtoras de minério e grãos, consolidando-se como um dos maiores corredores logísticos do país. A obra, considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e mineral, está em fases distintas de construção e previsão de entrega.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.