Trecho 1 do VLT atinge 1/3 de obras concluídas, diz Governo
Trecho 1 do VLT atingiu 1/3, já tem 33,79%, das obras concluídas, enquanto outros dois trechos seguem em diferentes estágios de execução
Por Lucas Pereira.
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana já apresentam 33,79% de avanço físico no Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João. O balanço foi divulgado pelo Governo do Estado e mostra que, em 15 meses de execução, o projeto supera os padrões médios de obras ferroviárias no Brasil.
No Trecho 2, que fará a ligação entre Paripe e Águas Claras, o avanço das obras do VLT é de 19,99%. Já no Trecho 3, que conectará Águas Claras ao bairro de Piatã, passando pelas Avenidas 29 de Março e Orlando Gomes, as obras civis registram 2,11% de execução e têm previsão de conclusão para 2028. No total, o empreendimento conta com investimento de R$ 5,4 bilhões e terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, incluindo a extensão até o Comércio.
Avanços no projeto do VLT
O projeto avançou mais uma etapa nesta segunda-feira (29), com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2. Até novembro, estão previstos 27,5 mil metros de trilhos, o que corresponde a 67% do total necessário.
Segundo o Governo, nesta fase, serão realizados três desembarques pelo Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas. Cada veículo transporta 42 barras de 12 metros, totalizando 504 metros de trilhos. No total, 55 carretas devem abastecer o canteiro de obras. Os primeiros materiais recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, no fim do Trecho 2.
Entre os dias 25 e 26 de setembro, a Estrada do Derba, nas imediações do viaduto de ligação Águas Claras/BR-324, no sentido Paripe, ficou interditada para realização de operações de transporte e lançamento, ou, montagem de vigas pré-moldadas, referentes à obra do VLT.
Também em setembro, foram divulgadas as primeiras imagens dos trens que vão circular nos trechos do VLT. O governador Jerônimo Rodrigues foi até Hortolândia (SP) para acompanhar os últimos ajustes técnicos e operacionais, além da pintura e plotagem de um dos trens do novo modal.
Outros projetos de transporte na Bahia
Outro projeto de impacto é a Ponte Salvador-Itaparica, que promete transformar a ligação entre a capital e a Ilha de Itaparica. Com o início das obras já definido pelo governo, a ponte deve se tornar uma das maiores da América Latina, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento e impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico da região metropolitana.
No interior do estado, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) também se destaca. Com mais de 1.500 quilômetros de extensão, a ferrovia conecta o porto de Ilhéus a regiões produtoras de minério e grãos, consolidando-se como um dos maiores corredores logísticos do país. A obra, considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e mineral, está em fases distintas de construção e previsão de entrega.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).