VLT Salvador: CTB detalha situação dos trens e rebate rótulo de sucata

Presidente Eracy Lafuente detalha revitalização da frota do VLT de Salvador, afirma vida útil de 30 anos e destaca economia de 40% na aquisição

Por Matheus Caldas.

O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, explicou como estão os trens adquiridos para o VLT de Salvador e rebateu críticas que classificaram o material rodante como “sucata”.

Segundo o gestor, as composições nunca haviam sido utilizadas antes de chegarem à Bahia e passaram por um processo de revitalização mais profundo do que uma revisão convencional. “O trem nunca percorreu nenhuma distância. Os primeiros 8 km foram agora.”

De acordo com Lafuente, os veículos do VLT de Salvador passaram por atualização completa de sistemas, peças e tecnologia antes de entrarem em operação.

Em entrevista ao Aratu On, na última sexta-feira (19), ele apontou que, em seis meses, a operação assistida deve iniciar, com tarifa gratuita. 

VLT de Salvador | Foto: Matheus Caldas/Aratu On

Revitalização equivale a trem novo, diz presidente da CTB

O presidente da CTB comparou o processo aplicado aos trens do VLT de Salvador ao mercado automobilístico. “O trem passou por toda uma revitalização que é muito maior do que uma revisão geral. Ou seja, é como se eu comprasse um modelo de um automóvel 2025 e a gente revitalizasse ele para as peças que modernizaram para 2026.”

Segundo ele, após a revitalização, as composições estão aptas a operar nas mesmas condições de trens novos adquiridos no mercado brasileiro. “Esse trem está apto com qualquer trem novo que hoje chegar no Brasil a percorrer 30 anos de vida útil.”

Economia de 40% na compra dos trens do VLT de Salvador

Além do aspecto técnico, Lafuente destacou a economia obtida na aquisição do material rodante do VLT de Salvador. “Ou seja, nós compramos um trem novo e você comprou como se fosse um trem zero, mas com preço de um produto com 40% de desconto.”

O presidente da CTB afirmou que o desconto não se restringiu apenas às composições. “Esse desconto de 40% foi aplicado também em todos os equipamentos, incluindo trilhos e sistemas de energia, que estavam embalados e nunca usados.”

Trens já operam em testes no VLT de Salvador

As composições do VLT de Salvador já foram utilizadas na primeira viagem teste do sistema, realizada após 18 meses do início da execução do contrato.

O teste ocorreu em um trecho de cerca de 4 km já energizado, dentro de um total superior a 20 km de via permanente implantada. “Em 18 meses nós já recebemos, comissionamos e energizamos os equipamentos. Isso nunca ocorreu no Brasil.”

A viagem teste contou com autoridades, imprensa e moradores da região.

Primeira viagem-teste do VLT aconteceu no dia 19 de dezembro | Foto: Matheus Caldas/Aratu On

Tecnologia, segurança e conforto

Segundo Lafuente, os trens do VLT de Salvador operam sobre uma via permanente projetada para reduzir vibração e ruído, especialmente nas áreas residenciais. “Nós estamos fazendo uma via em concreto e colocamos uma manta que atenua vibração e ruído. As pessoas que moram como vizinhas não sentem a vibração.”

O sistema elétrico segue o padrão do metrô. “Os cabos de energização estão todos enterrados”, afirmou.

Operação assistida prevista para 2026

A expectativa do governo do Estado é iniciar a operação assistida do VLT de Salvador entre junho e julho de 2026, inicialmente no trecho entre Calçada e Lobato. “Nós vamos embarcar e desembarcar pessoas de Calçada até Lobato numa primeira atividade. A operação assistida deve começar em junho ou julho de 2026.”

O VLT de Salvador recebe investimento total de R$ 5,4 bilhões e integra o maior pacote de mobilidade urbana em execução no país, segundo a CTB.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.