Operação do VLT de Salvador pode começar em 6 meses com tarifa gratuita
Presidente da CTB afirma que fase de testes deve começar em junho de 2026 no trecho Calçada–Lobato, com funcionamento sem cobrança de passagem
Por Matheus Caldas.
A operação assistida do VLT de Salvador deve começar em junho de 2026, portanto, daqui a seis meses. A estimativa é do presidente da Companhia dos Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.
O dirigente esteve presente nesta sexta-feira (19) na primeira viagem-teste do VLT de Salvador e indicou que o percurso Calçada-Lobato deve receber a chamada operação assistida, período de testes no qual o modal funcionará com capacidade reduzida e sem cobrança de tarifa.
Segundo Lafuente, não há previsão de quanto deve durar operação. “Vamos discutir com o governador, pois, enquanto não tivermos uma linha de extensão elevada, vamos continuar fazendo a operação assistida”, afirmou, em entrevista ao Aratu On.
Conforme o chefe da CTB, o indicativo é que todo o trecho 1, ligando o Comércio, no Centro Histórico, à Ilha de São João, na região metropolitana de Salvador, funcione plenamente em 2027, antes, portanto, do prazo contratual, estipulado para 2028.
Os outros lotes, que ligaram Paripe a Piatã, devem ser inaugurados, paulatinamente, entre 2028 e 2029.

Viagem-teste do VLT de Salvador
O VLT de Salvador fez, na manhã desta sexta-feira (19), a primeira viagem-teste tripulada do modal, com um percurso de 4 km entre a Calçada, na Cidade Baixa, e o Lobato, no Subúrbio Ferroviário. Os primeiros trens chegaram à capital baiana no início de dezembro.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos:
- Trecho 1: Comércio a Ilha de São João;
- Trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras
- Trecho 3: Águas Claras a Piatã. As intervenções incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, serviço de iluminação e obras de urbanização.
O modal substituirá os antigos trens do Subúrbio, desativados em 2021, durante a gestão do ex-governador Rui Costa, após quase 160 anos de operação.
O equipamento passou por anos de polêmicas, até o distrato contratual em 2023 pelo governo da Bahia com a concessionária Metrogeem Skyrail. A empresa construiria um monotrilho, com estruturas mais complexas que as atuais.
Após a rescisão contratual, o projeto ganhou novo contorno e traçado maior, englobando a Avenida 29 de Março, a orla e a Estação Águas Claras do metrô - o projeto anterior previa que a integração com o metrô ocorreria no Acesso Norte, após bifurcação saindo de Água de Meninos, na Cidade Baixa.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebateu as críticas feitas pela bancada de oposição sobre os 22 pedidos de empréstimos apresentados à Assembleia Legislativa da Bahia (Al-BA).
Segundo Jerônimo Rodrigues, parte dos recursos já está sendo aplicada na implantação do VLT de Salvador. O primeiro trem chegou à capital baiana na noite de terça-feira (2). Ele afirmou que o investimento é uma resposta concreta às acusações de falta de transparência.
“A oposição diz que não sabe para onde vai o dinheiro dos empréstimos. Pois está aqui: em vagões modernos, em trilhos, em obras por toda a Bahia que vão transformar a vida das pessoas”, declarou o governador.
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