Floribella morreu? Nova série traz filha da personagem em busca das origens
Margarida, a nova aposta de Cris Morena no Max, resgata universo de Floricienta (versão original, argentina, da novela Floribella)
Por Juana Castro.
Para toda uma geração que cresceu cantando "Vestido Azul" e acreditando em fadas, a nova produção Max Original (HBO Max) pode causar um choque inicial: Floribella morreu? A resposta, embora envolta na fantasia característica de sua criadora, Cris Morena, é o ponto de partida de "Margarida: Que sua lenda valha a pena".

A série não é um remake, mas sim uma continuação direta do universo estabelecido nos anos 2000. A trama acompanha Margarida, uma adolescente multifacetada que canta, dança e toca instrumentos, mas que carrega um vazio: ela é órfã e desconhece sua verdadeira linhagem. Na cronologia da história, Margarida é a filha legítima de Floricienta (nome da versão original, argentina) e Máximo, mas foi separada dos pais ainda na infância durante um conflito no reino de Krikoragán.
A jovem herdeira acaba ingressando no Hangar Soho, um centro de artes onde busca realizar seus sonhos, sem saber que sua tia - a vilã Delfina - continua tramando para manter o poder e a herança que pertencem à sobrinha. O clima de "conto de fadas moderno" retorna com força total, misturando humor, música e a eterna luta contra as "bruxas malvadas".
Floribella morreu? Fãs repercutem nas redes sociais
No Instagram, em algumas postagens sobre a nova série, algumas pessoas se chocaram com o fato de Margarida ser órfã.
"A mulher matou a Floribella??!!", "A FLORIBELLA ORIGINAL MORREU?????" e "Gente mas mataram o Fred, a flor e o Conde?" foram alguns dos comentários.
Alguns seguidores da página "Pipocas Club" foram além nas observações.
"Achei triste. Então a Floribela, depois de passar por umas poucas e boas, nem vai ver a filha crescer. Podiam ter feito diferente, sei lá, a menina cresce mas tem que se afastar dos pais quando vai fazer um intercâmbio em outro país e tem que lidar com as dificuldades de viver longe da família, coisas assim, toda vez é esse negócio de órfão, parece feitiche."
"Precisava de um arco tão dramático? Matar personagens tão bons e emblemáticos para poder dar um carisma, simpatia e um sentido na vida da personagem. Ah não. Mais uma coisa pra irritar. Já não basta tudo o que está rolando com Stranger Things e vem uma patacoada dessa".
Na postagem também houve análise de uma "repetição" da autora. "Cris morena só sabe fazer roteiro com órfão", disse uma seguidora. Outro, por sua vez, ponderou: "A série é às músicas são bem boas. Cris Morena nunca decepciona, só quando matou o Frede 😂😂😂😂😂".
+ Resumo de A.Mar: capítulos da novela das nove do SBT - 12 a 16 de janeiro
Floricienta: o fenômeno original argentino

Antes de se tornar um ícone no Brasil, a história nasceu na Argentina em 2004 sob o título Floricienta. Criada pela lendária produtora Cris Morena (também responsável por sucessos como Chiquititas e Rebelde Way), a novela foi protagonizada por Florencia Bertotti.
A versão original baseava-se livremente no conto da Cinderela, mas com uma roupagem psicodélica e musical. Flor era uma jovem humilde que passava a trabalhar como babá na mansão dos Fritzenwalden após a morte dos pais de uma numerosa família. A série foi um fenômeno sem precedentes na América Latina, gerando turnês de shows esgotados, álbuns que venderam milhões de cópias e sendo exportada para mais de 40 países.
Floribella: a explosão no Brasil

Em 2005, a Rede Bandeirantes, em parceria com a RGB Entertainment, estreou a adaptação brasileira: Floribella. Protagonizada por Juliana Silveira, a novela transformou a emissora em uma potência de audiência no horário nobre e deu início a uma verdadeira febre de licenciamento de produtos. Quem não se lembra dos icônicos tênis coloridos inspirados no "bamba da sorte" de Flor?
A história brasileira seguia os passos de Maria Flor, uma jovem que se tornava a alegria da casa dos irmãos Fritzenwalden, liderados pelo rigoroso Frederico - ou 'Seu Freezer', para os íntimos -, interpretado pelo ator Roger Gobeth. O triângulo amoroso, as músicas e as vilanias de Delfina (Maria Carolina Ribeiro) pararam o país.

Em tempo: Juliana Silveira realizou turnê de Floribella
Em 2025, a novela "Floribella" ganhou uma turnê com as canções que fizeram sucesso na produção. A protagonista da novela, a atriz Juliana Silveira contou a novidade, à época, durante o Programa Silvo Santos, do SBT.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).