EUA vão cancelar 10% dos voos em 40 regiões no país por conta do shutdown
Após shutdown, Casa Branca anuncia redução de 10% nos voos dos EUA afetando cerca de 40
Por Laraelen Oliveira.
A Casa Branca anunciou, nesta quarta-feira (5), a redução de 10% nos voos programados nos 40 maiores aeroportos dos Estados Unidos. O cancelamento vai ocorrer a partir de sexta-feira (7) e foi comunicada pelo secretário de Transporte, Sean Duffy, e pelo administrador da Administração Federal de Aviação (FAA), Bryan Bedford, devido ao shutdown do governo norte-americano.
A lista completa dos aeroportos afetados vai ser divulgada nesta quinta-feira (6). Segundo o governo, a medida deve impactar os principais terminais de Nova York, Washington D.C., Los Angeles e outras grandes cidades.

A redução vai influenciar o tráfego de cargas, voos particulares e de passageiros. De acordo com a empresa de análise de aviação Cirium, os cortes podem resultar no cancelamento de mais de 1,8 mil voos, afetando aproximadamente 268 mil passageiros de companhias aéreas.
Os representantes da Casa Branca afirmaram que a decisão tem caráter preventivo e visa manter a segurança do tráfego aéreo durante o período de paralisação do governo.
Paralisação no governo dos EUA
A Administração Federal de Aviação (FAA) comentou sobre a falta de pessoal que afeta os voos em todo o sudeste e no Aeroporto de Newark, em Nova Jersey, além do atraso em terra no Aeroporto Internacional de Los Angeles.
A Southwest Airlines teve cerca de 2.000 dos seus voos atrasados, enquanto a American Airlines teve quase 1.200 atrasos, de acordo com o FlightAware, a maior plataforma de rastreamento e dados de voos do mundo. Já a United Airlines teve 739 voos adiados e a Delta Air Lines firmou-se em 610.

Os atrasos e cancelamentos crescentes estão alimentando a frustração do público e intensificando o exame minucioso do impacto da paralisação do governo, aumentando a pressão sobre os parlamentares para que resolvam o impasse orçamentário.
Mobilidade em Salvador: saiba das recentes movimentações no tráfego da capital baiana
Após não realizar viagens, a empresa de ônibus é investigada por falhas em linha nº 1155 – Terminal Acesso Norte x Cidade Nova/Pau Miúdo. O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça do Consumidor de Salvador, instaurou um procedimento preparatório para inquérito civil contra a empresa Ótima Transportes (OT Trans).
O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que propõe a obrigatoriedade de vagas com pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em todos os shoppings e estacionamentos privados do estado.
O Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador iniciou a próxima fase de sua construção. A Subestação Primária Calçada foi energizada e tem a capacidade de alimentar todo o Trecho 1 do transporte. Até o momento, cerca de quatro quilômetros de rede foram alimentados, permitindo o funcionamento do sistema até a Ponte São João.
Leia também: Semob cria nova linha para atender estudantes do IFBA
Leia também: Governo oferece cursos gratuitos para CNH; provas seguem obrigatórias
Leia também: Prefeitura testa linha experimental de ônibus elétrico em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).