Governo da Bahia anuncia financiamento para acelerar obras do VLT

Governo da Bahia anuncia financiamento milionário para acelerar as obras do VLT; o financiamento foi feito pela Caixa Econômica Federal

Por Laraelen Oliveira.

O Governo da Bahia anunciou, no último sábado (25), por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), o financiamento no valor de R$600 milhões para acelerar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

As obras do VLT da capital baiana estão em andamento em diversos trechos, com conclusão prevista para 2028/Foto: Divulgação/GOVBA

De acordo com o governo estadual, o objetivo é incentivar a mobilidade urbana, com parte do montante sendo destinado a impulsionar o projeto do VLT, atualmente orçado em R$5 bilhões, conforme afirmou o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório. 

O empréstimo foi autorizado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em maio deste ano. O contrato de financiamento foi firmado na última quarta-feira (22).  

A previsão é de que uma linha de teste entre em operação em dezembro de 2025 e que os testes com os trens nos trilhos começam no início de 2026/Foto: Feijão Almeida/GovBA

De acordo com o cronograma do governo do estado, há expectativas que o primeiro trem do VLT chegue a Salvador em dezembro deste ano. Os teste tem previsão de ser iniciado em janeiro de 2026 e o início da operação comercial só ocorrendo em janeiro de 2027. 

VLT de Salvador: saiba o progresso das obras 

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana já apresentam 33,79% de avanço físico no Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João. O balanço foi divulgado pelo Governo do Estado e mostra que, em 15 meses de execução, o projeto supera os padrões médios de obras ferroviárias no Brasil.

Outra etapa estratégica do cronograma de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana foram os últimos ajustes técnicos e operacionais, além da pintura e plotagem de um dos trens do novo modal. A atividade foi acompanhada de perto, na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), localizada em Hortolândia (SP), pelo governador Jerônimo Rodrigues e uma comitiva de lideranças comunitárias do Subúrbio de Salvador.

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana iniciaram o descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que liga Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado no dia 29 de setembro, prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.

Leia também: Paralisação no governo dos EUA atrasa mais de 1.660 voos

Leia também: Credenciamento de veículos para o Carnaval tem baixa procura

Leia também: Novo decreto regulamenta atividade dos transportadores escolares em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.