Prazo para adesão ao Refis IPVA Bahia termina nesta sexta-feira (28)

Prazo para participar do programa Refis IPVA Bahia termina nesta sexta-feira (28); confira como garantir o desconto de 95% nas multas e acréscimos

Por Laraelen Oliveira.

Os motoristas com veículos em débito com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) gerados até 2024 ainda podem participar do programa Refis IPVA Bahia e garantir o desconto de 95% nas multas e acréscimos moratórios. Para participar basta acessar o site da Sefaz-BA e clicar no banner “Refis IPVA Bahia” e seguir o passo a passo no simulador após informar o Renavam do veículo ou o número do Processo Administrativo Fiscal (PAF), o prazo vai até esta sexta-feira (27). 

+Cadeiras de rodas elétricas vão pagar IPVA em 2026? Especialista explica

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo estadual anual e obrigatório para proprietários de veículos como carros, motos e caminhões/Foto: Freepik

“As condições são válidas para todos os débitos com o IPVA inscritos ou não em dívida ativa, que tenham sido gerados até 31 de dezembro de 2024. Até o momento, mais de 20 mil baianos já aderiram ao programa”, observa o diretor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, Augusto Guenem.

A lei do Refis IPVA Bahia estabeleceu também a remissão, ou seja, o perdão dos débitos tributários do IPVA com valor abaixo de R$ 460,00. Outro benefício do pacote foi o perdão ou remissão parcial de 50% dos débitos tributários relativos à Taxa de Licenciamento Anual de veículos.

Passo a passo de como aderir ao desconto 

Logo depois de acessar o simulador disponível no site da Sefaz-BA, o contribuinte deverá digitar o número do Renavam do veículo ou do Processo Administrativo Fiscal e clicar em aplicar o filtro. Após alguns segundos, o sistema irá mostrar colunas com o valor devido e o valor de pagamento à vista. Clicando-se no botão avançar, a tela do sistema irá mostrar um detalhamento do débito.

Quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é fundamental tanto para evitar penalidades legais severas quanto para contribuir com o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde e educação/Foto: Feijão Almeida / GOVBA

Para dar prosseguimento, basta clicar em efetuar pagamento. A ferramenta irá abrir uma nova tela e o contribuinte precisará informar a data de quitação do débito, que deve ser até o dia 28 de novembro, e depois selecionar novamente o botão avançar. Nesta nova etapa, o usuário irá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) clicando na opção “Emitir DAE”. É importante que o contribuinte habilite as permissões de pop-up para o domínio gov.br, para possibilitar a visualização do DAE e depois salvá-lo em formato PDF.

Para obter mais informações, o contribuinte pode acessar a Carta de Serviços ao Cidadão, no site da Sefaz-BA, e buscar por Refis IPVA Bahia. Ele terá acesso a orientações e a um link para perguntas e respostas sobre o programa.

Leia também: Transporte público no Brasil: entenda proposta de tarifa zero

Leia também: Entregar carro a motorista sem habilitação pode levar à prisão; entenda

Leia também: Novas regras para motos elétricas em 2026 incluem CNH, IPVA e placa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.