Agerba suspende parcialmente operações no terminal marítimo de Vera Cruz

Agerba suspende parcialmente as operações no terminal marítimo de Vera Cruz devido a problemas estruturais; entenda

Por Laraelen Oliveira.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba) definiu, na terça-feira (19), a suspensão parcial das operações no Terminal Marítimo de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador, por reconhecer comprometimento estrutural no píer de atracação.  O porto também é responsável pela embarcação Salvador-Itaparica, que tem obras em desenvolvimento para ponte que interliga os dois locais 

De acordo com a Agerba, a medida vai impactar diretamente nas operações das linhas hidroviárias no trecho Salvador-Vera Cruz-Salvador. Consequentemente, o funcionamento regular será temporariamente restringido por causa dos riscos à integridade física de usuários, tripulações e demais agentes operacionais. 

A travessia Salvador–Mar Grande existe há mais de 50 anos e é considerada um dos principais modais de integração metropolitana da Bahia/Foto: Reprodução 

Foi estabelecido pela Agerba que, durante o período de manutenção do porto, os serviços hidroviários irão operar em regime de carga horária reduzida, tanto no Terminal Marítimo de Vera Cruz, quanto no Terminal Náutico da Bahia (TTNB), em Salvador, mas asseguram a manutenção das viagens. As travessias, que eram feitas de 30 em 30 minutos, passarão a ser feitas de hora em hora. A empresa também teria determinado a suspensão da Viação Novo Horizonte no meio de julho deste ano, porém as atividades foram retomadas semanas depois.

De acordo com a agência, a manutenção do Terminal Marítimo de Vera Cruz é de responsabilidade da empresa Socicam e a "concessionária deixou de adotar as medidas de manutenção necessárias, o que resultou na atual situação de comprometimento estrutural."

Após uma reunião feita pela Agerba e a empresa de manutenção, foi programado o início para os serviços de manutenção para o dia 5 de setembro de 2025.

A Agerba também declarou que seguirá monitorando a situação com os órgãos competentes, com vistas à adoção das medidas corretivas necessárias e à normalização gradativa das operações.

A Prefeitura de Vera Cruz afirma que cerca de 70% da população trabalhadora depende da travessia marítima para chegar a Salvador e retornar para a Ilha/Foto: Reprodução 

O prefeito de Vera Cruz, Igor Pinho, foi contra a decisão da Agerba e repudiou a atitude, por meio de nota. Ele declarou que a ação temporária prejudicaria diretamente a população de trabalhadores que dependem da forma de transporte.  

A Socicam Náutica e Turismo também se pronunciou e disse que "atua com estrito rigor no cumprimento de suas obrigações contratuais e com ampla eficiência na gestão de seus empreendimentos, seguindo o compromisso assumido com a mobilidade das pessoas na Baía de Todos-os-Santos." (Veja nota na íntegra no final da matéria)

Nota da Prefeitura de Vera Cruz

"O prefeito de Vera Cruz, Igor Pinho, repudiou a decisão da Agerba de interditar o terminal de lanchas de Mar Grande. Segundo o gestor, além de prejudicar diretamente a população que utiliza o transporte diariamente, a medida também impacta diretamente trabalhadores que dependem do modal para sobreviver, como mototaxistas, taxistas e motoristas de vans, além do turismo local.

Igor Pinho criticou a forma como a decisão foi tomada, sem qualquer diálogo prévio com a Prefeitura ou com a comunidade, e cobrou da agência uma solução alternativa antes da interdição, como a instalação de um píer flutuante provisório.

Terminal Marítimo de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, recebe diariamente milhares de passageiros que utilizam a travessia Salvador–Mar Grande como principal meio de transporte/Foto: Reprodução 

“O transporte hidroviário é essencial para os moradores de Vera Cruz e não podemos admitir que uma decisão dessa natureza seja tomada de forma unilateral, sem planejamento e sem considerar o impacto social e econômico que causa”, destaca.

Após divulgacao de noga de repúdio, a Agerba retomou a operação no terminal, de forma reduzida, no entanto, dando sinais de que o Terminal será fechado.

A Prefeitura de Vera Cruz segue acompanhando o caso e reforça que continuará cobrando soluções para evitar que a população seja penalizada."

Nota da Socicam Náutica e Turismo

"A Socicam Náutica e Turismo, concessionária do Terminal Marítimo de Vera Cruz, esclarece que atua com estrito rigor no cumprimento de suas obrigações contratuais e com ampla eficiência na gestão de seus empreendimentos, seguindo o compromisso assumido com a mobilidade das pessoas na Baía de Todos-os-Santos.

Em relação à ponte do Terminal Marítimo de Vera Cruz, vale destacar que a requalificação dessa infraestrutura não integra o escopo da concessão. Por esse motivo, de forma diligente e preventiva, a Socicam vem acompanhando a situação e comunicando formalmente à Agerba o estado de deterioração aguda da estrutura.

Especialistas em engenharia naval alertam que a falta de manutenção contínua em terminais marítimos pode gerar riscos estruturais graves, comprometendo não só a operação, mas também a segurança dos usuários/Foto: Filipe Costa

Ao longo desse período, a concessionária emitiu ofícios, laudos técnicos e registros fotográficos que recomendam a revisão estrutural das intervenções que haviam sido contratadas de empresa terceira pelo Poder Concedente. Paralelamente, para garantir a segurança da operação, realizou manutenções preventivas em elementos da superestrutura, como piso, escadas e guarda-corpo, sempre reforçando a necessidade de obras estruturais sob responsabilidade do Estado.

Na ocorrência mais recente, quando um cabeço de amarração apresentou danos, a Socicam, de forma proativa e em alinhamento com a Agerba, assumiu emergencialmente a responsabilidade pelos reparos necessários. Em contrapartida, voltou a solicitar definição quanto ao reparo estrutural da ponte, cujas tratativas seguem em distintos processos no âmbito da Agência.

A concessionária segue atuando de forma colaborativa com a Agerba, mantendo como prioridade a segurança dos usuários e a regularidade na prestação dos serviços."

Leia também: Obras da Ponte Salvador-Itaparica podem atrasar após exigência da Codeba

Leia também: Salvador terá metrô Lapa–Campo Grande: CTB abre envelopes de licitação

Leia tambem: Brasil tem aeroporto entre os 10 melhores do mundo; veja ranking

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.