Brasil tem aeroporto entre os 10 melhores do mundo; veja ranking

Brasil tem aeroporto entre os 10 melhores do mundo segundo levantamento da AirHelp que avaliou 250 terminais em 68 países; Veja ranking

Por Laraelen Oliveira.

O levantamento do AirHelp, empresa especializada em direitos dos passageiros aéreos, deu ao Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, um lugar de prestígio a ser considerado o quarto melhor aeroporto do mundo. Ele foi o único do Brasil a figurar entre os dez melhores de 2025.

 Inaugurado em 1957, é o segundo maior do Brasil em número de passageiros domésticos/Foto: Reprodução
A capital federal do Brasil, alcançou o patamar de quarta colocação, no ranking da AirHelp, subindo uma posição em relação ao ano interior. Já o Aeroporto Internacional Val-de-Cans, em Belém (PA), que havia garantido uma nona posição em 2024, caiu para 13º lugar em 2025.

Apesar da queda de Belém, o país segue sendo bem representado, com cerca de 12 terminais sendo listados entre os 100 melhores do planeta. Entre eles estão o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (17º), o Pinto Martins, em Fortaleza (24º) e Guarulhos, em São Paulo (61º). 

  • Cidade do Cabo – Cidade do Cabo, África do Sul

  • Hamad – Doha, Catar

  • Rei Khaled – Riade, Arábia Saudita

  • Presidente Juscelino Kubitschek – Brasília, Brasil

  • Mascate – Mascate, Omã

  • Tocumen – Cidade do Panamá, Panamá

  • King Shaka – Durban, África do Sul

  • Salt Lake City – Salt Lake City, Estados Unidos

  • Bergen – Bergen, Noruega

  • Rei Fahd – Dammam, Arábia Saudita

O Aeroporto Internacional de Brasília recebe cerca de 14 milhões de passageiros por ano/Foto: Hermes de Paula 

No cenário global, o crescimento da mobilidade também se reflete no fortalecimento da presença internacional do Brasil. O passaporte brasileiro subiu no ranking dos mais poderosos do mundo em 2025, ampliando o acesso dos cidadãos a diversos países e, consequentemente, incentivando o aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos nacionais. Esse movimento se confirma em Salvador, onde o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães registrou alta significativa na movimentação de passageiros, acompanhando a tendência de crescimento do turismo e do deslocamento aéreo no país.

Para sustentar esse crescimento, a capital baiana tem investido em melhorias na mobilidade urbana. As recentes obras de repaginação do trânsito e a modernização da infraestrutura viária têm buscado reduzir congestionamentos e facilitar o acesso ao aeroporto, criando uma experiência mais eficiente para passageiros e moradores. Essa integração entre transporte aéreo e mobilidade terrestre evidencia o esforço do Brasil em acompanhar padrões internacionais de qualidade e eficiência, reforçando a imagem positiva do país no cenário global.

Como funciona a avaliação

O ranking da AirHelp avaliou 250 aeroportos de 68 países, levando em conta dados de voos ocorridos entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.
As notas foram calculadas a partir de três critérios principais:

  • Pontualidade dos voos

  • Opinião dos passageiros sobre a experiência no terminal

  • Qualidade de restaurantes e lojas

Leia também: Transalvador abre nova turma de treinamento gratuito para motociclistas

Leia também: Audiência pública discute a situação dos motociclistas em Salvador

Leia também: Tarifa de ônibus em Salvador 2025: veja valor, integração e novas regras

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.