Transalvador abre nova turma de treinamento gratuito para motociclistas

A Transalvador abre nova turma para treinamento gratuito de pilotagem segura para motociclistas, na próxima quarta-feira (20) e quinta-feira (21)

Por Laraelen Oliveira.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) irá promover uma nova edição de treinamento gratuito de pilotagem segura para motociclistas, marcadas para a próxima quarta-feira (20) e quinta-feira (21). O projeto será dividido em duas turmas, uma por dia, cada uma com 13 vagas. Os encontros acontecerão das 8h30 às 11h30, no novo estacionamento do Barradão, no Bairro Canabrava.

O treinamento de pilotagem segura promovido pela Transalvador oferece capacitação prática para motociclistas, com aulas ministradas por agentes de trânsito e distribuição gratuita de capacetes/Foto: Reprodução 

As inscrições poderão ser feitas a partir desta segunda (18) no site da autarquia (transalvador.salvador.ba.gov.br). Cada motociclista inscrito ganhará um capacete doado pela empresa 99. Para participar, os motociclistas deverão ir para o treinamento com a própria moto, usando calçado fechado e capacete, levando a habilitação própria do tipo A e a documentação da motocicleta.

O curso será ministrado por agentes de trânsito da capital baiana. Na oportunidade, os condutores poderão aprender, na prática, como usar a moto de maneira responsável e conforme as normas de trânsito.

Índice de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas em Salvador 

Em Salvador, os acidentes envolvendo motociclistas seguem sendo um dos principais desafios da mobilidade urbana. Em 2024, a cidade registrou 65 mortes de motociclistas, contra 54 no ano anterior, alcançando o maior índice desde 2017, segundo a Transalvador. Ainda de acordo com o órgão, os motociclistas representaram mais da metade das vítimas fatais no trânsito da capital baiana.

No primeiro semestre de 2025, as mortes de motociclistas caíram 37% em relação ao ano anterior, mostrando os impactos positivos de medidas educativas, fiscalização e melhorias na infraestrutura viária/Foto: Istock

No mesmo período, a Bahia registrou números ainda mais alarmantes. Apenas em 2024, 12.888 pessoas foram internadas após acidentes envolvendo motocicletas, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). O total representa um aumento de 117% em relação a 2014. Além disso, entre janeiro e julho, o Samu contabilizou 2.116 acidentes com motociclistas apenas em Salvador e na região metropolitana.

Apesar desse cenário preocupante em 2024, o primeiro semestre de 2025 trouxe uma redução significativa nas mortes. Foram 22 óbitos de motociclistas registrados entre janeiro e junho, contra 35 no mesmo período do ano anterior, o que representa uma queda de 37%, de acordo com a Transalvador. Essa diminuição é atribuída a medidas adotadas pela prefeitura e órgãos de trânsito, como ações educativas, aumento da fiscalização, melhoria da infraestrutura e implantação de projetos voltados para maior segurança viária.

Ainda assim, os números reforçam a gravidade do problema. O aumento da frota de motocicletas, o excesso de velocidade, o uso do celular durante a condução, a realização de manobras arriscadas e a falta de uso adequado de equipamentos de proteção continuam sendo fatores determinantes nos altos índices de acidentes.

Leia também: Tarifa de ônibus em Salvador 2025: veja valor, integração e novas regras

Leia também: Descubra a ferrovia que pode unir 3 capitais do Nordeste

Leia também: ‘Priorizar a segurança’, diz novo diretor do Detran sobre fim da autoescola

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.