‘Priorizar a segurança’, diz novo diretor do Detran sobre fim da autoescola
Ao Aratu On, novo diretor do Detran, Max Passos, opina sobre os principais desafios da pasta, sobre o fim da autoescola diz que deve ‘priorizar a segurança’
Por João Tramm.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), oficializou mudanças no comando de cinco órgãos estaduais, incluindo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). O novo diretor-geral é Max Passos, que ocupava o cargo de diretor de Habilitação do órgão. Filiado ao PP e aliado do deputado federal Mário Negromonte Jr., ele substitui Rodrigo Pimentel, agora secretário de Administração do Estado (Saeb).
Ao Aratu On, o novo diretor comentou as principais prioridades e desafios da gestão. Max pregou cautela sobre a proposta em discussão pelo Ministério dos Transportes de acabar com a exigência de carga horária mínima em centros de formação de condutores (autoescolas) para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Eu sou a favor que barateie a carteira de habilitação. A carteira de habilitação realmente é um instrumento muito caro, que fica inacessível à população por causa do preço. Entretanto, eu acho que a formação do condutor é essencial para que a gente possa fazer um trânsito mais seguro. Acho que a gente pode tirar algumas coisas no processo de formação do condutor que venham baratear a carteira, sem necessariamente ter que tirar a obrigatoriedade da autoescola”, opinou.
Segundo ele, o ministro Renan Filho quer apresentar a medida, mas ainda é preciso estudar os pontos positivos e negativos. Caso seja implementada, os candidatos seguirão obrigados a passar nos exames teórico e prático do Detran, mas não precisarão cumprir a carga horária mínima nas autoescolas.
“Isso está sendo discutido. Estive em uma reunião ontem em Brasília, com presença do Senatran, órgão do Ministério do Transporte que está imerso nessa questão, junto com a Associação de todos os Detrans do Brasil (AND). A partir dela, ficou decidido que o Senatran deve apresentar uma proposta para a AND e a gente vai avaliar essa proposta para fazer o melhor possível. Levando em consideração que a gente deve ter que priorizar a segurança no trânsito, isso que é o prioritário”, complementou.
Foco da nova gestão: CNH mais acessível
Max Passos disse que sua prioridade será manter a linha de trabalho do antecessor, mas com ajustes.
“A prioridade é dar continuidade à gestão que Rodrigo fazia, fazendo algumas mudanças pontuais, dando a minha cara. Informatizando cada vez mais o órgão para atender cada vez mais a população.”
Ele também reforçou o compromisso de ampliar programas como CNH da Gente e CNH na Escola.
“O foco principal é aumentar cada vez mais projetos como esse. Aumentar essa demanda, trabalhar junto com a Secretaria de Fazenda do Estado para ver a capacidade orçamentária para que a gente possa atingir o maior número de pessoas necessitadas, para que essas pessoas tenham acesso ao mercado de trabalho com isso.”
Lançadas em março, essas iniciativas garantem acesso gratuito à primeira CNH para estudantes da rede estadual e pessoas de baixa renda, com isenção das taxas do Detran-BA, além de possibilitar adição ou mudança de categoria.
Relação com o PP e apoio político
A nomeação de Max é vista como um gesto do governo para atrair setores do PP para a base aliada. O novo diretor agradeceu a articulação do partido para promover seu nome. “Foi uma construção. Tenho muita gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues por ter me confiado um cargo de importância no governo. Agradeço também aos deputados estaduais do PP que estão ainda no governo e que ajudaram nessa articulação.”
O PP, de entçao vice-governador João Leão, rompeu com o PT na gestão Rui Costa, mas, com dois meses do governo Jerônimo, parlamentares da sigla passaram a votar alinhados ao Executivo. Este ano, o partido se federou com o União Brasil, movimento que, segundo o governador, deve levar parte dos deputados a migrar para partidos da base.
Motofaixa
Sobre a implantação de motofaixas no estado, Max defendeu que o assunto seja levado para outras cidades, mas esclareceu que não é papel do Detran:
“Fica a cargo de cada cidade. A gente aplaude que deu certo em Salvador e a gente espera que outros municípios da Bahia possam fazer estudos e avaliar essa possibilidade.”
A primeira motofaixa de Salvador entrou em operação em março, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), nos dois sentidos da via, tornando a capital baiana a terceira do país autorizada pela Senatran a adotar a estratégia.
Antigo prédio do Detran
Quanto ao destino do antigo prédio do Detran, em Pernambués, o diretor afirmou que não é uma atribuição do órgão resolver sua destinação:
“Isso está sob ordens da Secretaria de Administração do Detran, mas o projeto inicial é que essa área vá a leilão. Nós já estamos no novo prédio.”
Atualmente, o órgão funciona no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O antigo imóvel está abandonado e foi alvo de furtos — grades, portões, fiação e outros objetos já foram levados. No início de agosto, um grupo de homens foi flagrado retirando itens do local.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).