Primeira motofaixa de Salvador começa a operar nesta segunda-feira

Motofaixa vai operar na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô

Por Da Redação.

A primeira motofaixa de Salvador entrou em operação nesta segunda-feira (10) na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). O espaço exclusivo para motociclistas foi implantado nos dois sentidos da via e posiciona a cidade como a terceira capital do país a receber autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para adotar essa estratégia viária.  


A motofaixa está localizada entre as faixas 1 e 2, próximas ao canteiro central, e foi demarcada com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a iniciativa busca proporcionar mais segurança e organização ao trânsito de motocicletas sem modificar o número de faixas disponíveis para os demais veículos, que seguem sendo quatro por sentido.  


Divulgação/Transalvador

Divulgação/Transalvador




Com a implantação da motofaixa, a velocidade máxima permitida na Bonocô foi reduzida para 60 km/h, conforme determinação da Senatran. Nos primeiros 30 dias, a fiscalização terá caráter educativo para adaptação dos condutores. Ainda assim, os motociclistas devem respeitar o limite de velocidade estabelecido.  


De acordo com Decio Martins, atual superintendente da Transalvador, a implementação da motofaixa é resultado de estudos técnicos e poderá ser expandida para outras avenidas da cidade. “Essa iniciativa inovadora é resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador. Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa iniciativa para outras avenidas”, afirmou.  


Medidas de segurança e fiscalização  


A Prefeitura de Salvador tem adotado diversas ações para conscientização dos motociclistas e redução de acidentes. Além da motofaixa, a Transalvador intensificou campanhas educativas, distribuição de materiais informativos e realização de rodas de conversa sobre segurança no trânsito. A fiscalização também foi ampliada, tanto presencialmente quanto por videomonitoramento, visando coibir infrações.  


O município também investiu na reestruturação viária, com a instalação de dispositivos para evitar conversões irregulares, conhecidas como “roubadinhas”.  


Acidentes envolvendo motocicletas  


Nos dois primeiros meses de 2025, Salvador registrou 464 acidentes envolvendo motos, resultando em 11 mortes. No mesmo período de 2024, foram 467 acidentes e 18 óbitos. Ao longo de 2024, a cidade contabilizou 3.063 sinistros com motocicletas, sendo 84 fatais. O número representou 59% do total de mortes no trânsito naquele ano, que somou 142 vítimas.  


A frota de motocicletas na capital baiana tem crescido significativamente. Em 2024, foram registradas 16.851 novas motos emplacadas, maior número da série histórica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos últimos cinco anos, o total de motocicletas na cidade passou de 160.661, em 2020, para 216.338 em 2025, um aumento de quase 35%. Esse número não inclui veículos registrados em outros municípios, mas que circulam em Salvador.  


Imagem meramente ilustrativa/Transalvador

Imagem meramente ilustrativa/Transalvador



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