Com redução de 37% das mortes, motofaixa é tema de debate nacional

A motofaixa implementada na Avenida Bonocô foi apresentada na Conferência Nacional de Segurança no Trânsito

Por João Tramm.

A motofaixa implantada em Salvador foi apresentada como estudo de caso durante a “Conferência Nacional de Segurança no Trânsito – Protegendo Vidas Sobre Duas Rodas”, realizada em Brasília (DF). O evento reúne representantes do setor público, especialistas e sociedade civil para discutir estratégias de segurança viária voltadas a motociclistas.

Dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) indicam que, desde a implantação da faixa exclusiva em março deste ano, houve uma redução de 37% nas mortes de motociclistas no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024 — 22 óbitos contra 35. A adesão dos condutores ao novo espaço chegou a 98% na primeira semana, e a aceitação é estimada em 85%.

+ Homem morre após ser atropelado por motocicleta em Salvador

Com redução de 37% das mortes, motofaixa é  tema de debate nacional

+ Gari morre atropelado por motorista de carro de luxo em Itamaraju; veja vídeo

Redução de mortes

A Transalvador apresentou os resultados no evento, que discutiu medidas diversas medidas visando a redução de mortes. A conferência reúne especialistas, gestores públicos, representantes do setor privado e da sociedade civil para debater desafios relacionados à infraestrutura viária, ao comportamento de condutores e pedestres e à inovação tecnológica.

As discussões estão alinhadas às metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que prevê reduzir em 50% os óbitos no trânsito até 2030.

Além de Salvador, outras capitais compartilharam experiências com o uso da motofaixa. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) deve usar os dados reunidos para avaliar a possível oficialização da medida em todo o país.

+ Primeira motofaixa de Salvador começa a operar nesta segunda-feira

Motofaixa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.