Saeb e Secti: saiba quem são novos secretários do governo Jerônimo
Rodrigo Pimentel assume a Saeb e Marcius Gomes passa a comandar a Secti; veja formação, histórico político e prioridades na gestão de cada um
Por João Tramm.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta terça-feira (12) mudanças em duas secretarias estratégicas do Governo da Bahia. Rodrigo Pimentel será o novo titular da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), no lugar de Edelvino Góes, que permaneceu 12 anos no cargo — o período mais longo já registrado à frente da pasta.
Já na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o comando passa a ser de Marcius Gomes, que substitui André Joazeiro.
+ Jerônimo anuncia duas mudanças no comando das secretarias
Rodrigo Pimentel na Administração
Bacharel em Direito e em Ciência da Computação, Rodrigo Pimentel acumula experiência no serviço público, tendo sido superintendente de Previdência do Estado da Bahia e coordenador executivo de Desenvolvimento de Gestão na Superintendência de Gestão Pública.
Ele esteve à frente do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) por quatro anos. Durante sua gestão ele se posicionou contrário ao fim da autoescola, como propôs o governo federal na última semana.
"A minha meta agora, em linguagem muito popular, é azeitar a secretaria para que possamos prestar o melhor serviço. Ainda há atividades específicas que também merecem atenção especial para que possamos atender ao público", afirmou Pimentel, que já se posicionou contra o fim da obrigatoriedade de autoescolas no processo de formação de condutores.
Durante a transição de governo, em dezembro de 2022, seu nome chegou a ser cogitado para a Saeb, mas acabou permanecendo no Detran para garantir a continuidade do trabalho de Edelvino Góes. Com a mudança, a cadeira no Detran ficará disponível para indicação política, cabendo ao governador definir o novo titular nos próximos dias.
O PP, do deputado estadual Niltinho, tenta emplacar um quadro, mas a definição só deve ocorrer nos próximos dias. Um dos nomes ventilados pelo grupo é do atual Diretor de Habilitação, Max Passos. Apesar disso, ao Aratu On, afirmou desconhecer que exista um convite para que possa assumir o posto.
Sobre a transição, Pimenta acrescentou: "O nome que vai definir é o governador, que a gente deve anunciar, nas próximas horas, nesses próximos dias. Saio do Detran depois de seis anos. A gente fez lá um longo trabalho, muito árduo, a gente conseguiu evoluir bastante".
Marcius Gomes na Ciência, Tecnologia e Inovação
Na Secti, o novo secretário é o professor-doutor Marcius Gomes, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ele já ocupava o cargo de chefe de gabinete da pasta e agora assume a função de forma efetiva. Sua trajetória inclui a direção de Desenvolvimento Científico da Secti e o comando da Secretaria Especial de Relações Internacionais da Uneb.
"Primeiro, agradecer ao governador pela oportunidade de assumir uma pasta tão importante dentro do Governo do Estado. Nós temos uma missão com a Ciência e Tecnologia do Estado, nós temos um projeto em andamento, certamente as prioridades continuarão sendo definidas, a gente precisa cada vez mais fortalecer essa relação da tecnologia e inovação com o setor produtivo, aproximar as tecnologias sociais, então tem uma missão que essa secretaria, nos seus 22 anos de história, continua imbuída em poder pensar o desenvolvimento social e econômico da Bahia", declarou o novo secretário.
Gomes substitui André Joazeiro, que havia sido indicado pelo então vice-governador eleito, Geraldo Jr. (MDB), e nomeado para o cargo em julho de 2022 pelo ex-governador Rui Costa.
O que faz a Saeb e Secit
Segundo a própria pasta, a Secretaria de Administração (Saeb) tem como função: Planejar, coordenar, executar e controlar as atividades de administração geral, de modernização administrativa, de informatização e a gestão de edificações públicas do Estado, bem como formular e executar a política de recursos humanos, de previdência e assistência aos servidores públicos estaduais, de processamento de dados e de desenvolvimento dos serviços públicos.
O Detran é uma autarquia estadual, logo não apresenta subordinação direta em relação a secretaria. Apesar disso, o Departamento tem supervisão da pasta.
Já a busca promover espaços de participação e interação entre os agentes do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, a sociedade e o mundo, estimulando a produção de conhecimento, a inovação e o empreendedorismo em todo o Estado. Esta visão propicia caminho privilegiado para a competitividade, o desenvolvimento socioeconômico sustentável e à equidade social.
Um de seus principais capitais é o Parque Tecnológico da Bahia, apesar disso, este capital funciona em estado de praticamente de abandono.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).