Descubra a ferrovia que pode unir 3 capitais do Nordeste

Construção de nova ferrovia ligará Salvador, Recife e Fortaleza, no Nordeste

Por Laraelen Oliveira.

O ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil revelou, nesta sexta-feira (15), que sugeriu ao ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, o investimento em estudos de viabilidade para um possível projeto de construção da ferrovia que ligaria Juazeiro, no sertão da Bahia, e Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. A estratégia do projeto é interligar as três maiores Regiões Metropolitanas do Nordeste.

Trecho da ferrovia Transnordestina no sertão do Nordeste, conectando polos do agronegócio aos principais portos da região/Foto: Reprodução 

Rui destacou que a ferrovia da Transnordestina, que liga Simões Filho a Juazeiro, está a poucos quilômetros da rodovia e atualmente se encontra inativa por falta de manutenção. Esta ferrovia, sob gestão do governo federal, atravessa o sertão nordestino, conectando a região metropolitana de Fortaleza à região metropolitana de Recife. 

“Pedi que ele [Renan] faça o projeto desses 240 km integrando Juazeiro a Juazeiro do Norte, porque tem a ferrovia que está sem manutenção por parte da concessionária [FCA, Ferrovia Centro-Atlântica], mas é uma ferrovia que vem de Juazeiro até Simões Filho”, afirmou Rui, durante entrevista à Rádio Metrópole. Outros projetos de transporte também estão sendo discutidos em Salvador, como a Ferrovia Salvador-Feira de Santana, que visa integrar as esferas estaduais e federais.

Investimentos em mobilidade urbana buscam reduzir o congestionamento e melhorar a qualidade de vida, integrando metrô, BRT e futuras ligações ferroviárias na região Nordeste/Foto: Reprodução (Imagem de Passageiros) 

O petista também argumenta que a nova ferrovia ligando Salvador, Fortaleza e Recife se transformaria em uma opção para facilitar o turismo na região, que sofre com altos preços de passagens aéreas. 

“Com isso, você teria uma ligação de trem saindo aqui de Salvador, indo até Fortaleza, indo até Recife, e você pode botar um trem de passageiros. As passagens de avião estão muito caras e isso intensificaria o turismo”, complementou o ministro da Casa Civil.

Trajeto da nova ferrovia 

Apesar das afirmações de Rui Costa, a Transnordestina não tem previsão de passar exatamente em Juazeiro do Norte, mas sim em Missão Velha com distância de 23 km. Para Juazeiro da Bahia, a diferença é ainda maior, chegando a 351 km. 

Essa diferença não seria um impedimento para o desenvolvimento do projeto, visto que a Transnordestina também tem previsão de passar por Trindade, no sertão pernambucano, que tem cerca de 242 km de distância de Juazeiro da Bahia. 

Trechos da ferrovia em Juazeiro mostram o potencial para interligar a cidade ao sertão cearense e aos principais portos do Nordeste/Foto: Reprodução

A ferrovia Transnordestina está em construção no sertão do Nordeste, com investimento do governo federal, e tem como objetivo ligar o cerrado do Piauí, considerado um dos principais polos do agronegócio brasileiro aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

As obras começaram ainda no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006, mas ainda não foram concluídas. Segundo a última atualização oficial, divulgada em julho, cerca de 75% da ferrovia já foi construída.

Projetos de melhoria para mobilidade 

Salvador tem investido significativamente na melhoria de sua infraestrutura de transporte público. Recentemente, o governo da Bahia anunciou a ampliação do metrô da cidade, com recursos do Novo PAC. O projeto inclui a construção de um novo trecho subterrâneo de 1,2 km, ligando a Estação Lapa ao Campo Grande, com previsão de conclusão até 2027. Essa expansão visa facilitar o acesso ao centro da cidade e reduzir o trânsito nas principais vias.

Além disso, o sistema BRT Salvador também passa por melhorias. A linha B1, que conecta a Rodoviária à Pituba, teve seu horário de funcionamento antecipado para às 5h, uma hora e meia antes do horário anterior. Também houve um aumento no número de viagens: nos dias úteis, o total passou de 222 para 242; aos sábados, de 40 para 55; e aos domingos, de 9 para 20. Essas mudanças visam oferecer mais eficiência e conforto aos usuários do transporte público na capital baiana .

Essas iniciativas refletem o compromisso da cidade em modernizar e expandir sua rede de mobilidade urbana, promovendo uma Salvador mais conectada e acessível para todos.

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