Obras de mobilidade urbana na Bahia: conheça projetos em andamento
Obras de mobilidade urbana na Bahia buscam reduzir gargalos no trânsito, ampliar a integração entre diferentes regiões e oferecer mais agilidade
Por Dinaldo dos Santos.
Na busca pela minimização de impactos na área de mobilidade na Bahia, o governo do estado realiza obras prometendo importantes transformações em sua infraestrutura de transporte.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento (Sedur), projetos de mobilidade têm ganhado destaque no estado, com a meta de reduzir gargalos no trânsito, ampliar a integração entre diferentes regiões e oferecer mais agilidade e segurança para quem circula diariamente.
As intervenções urbanas são iniciativas que visam, além de facilitar o deslocamento da população, impulsionar o desenvolvimento econômico com melhorias na logística de cargas.
Mobilidade urbana: ampliação do metrô de Salvador
A Sedur destaca a ampliação do Metrô de Salvador entre as obras principais do governo. Com investimento estimado em R$ 1,518 bilhão, via recursos do Novo PAC, o Tramo 4 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) é a extensão da Linha 1, ligando a Estação Lapa ao Largo do Campo Grande (Praça Dois de Julho), considerada estratégica por sua localização próxima ao Teatro Castro Alves, museus e ao circuito oficial do Carnaval.
A obra será executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e contará com 1,1 km de extensão subterrânea. O empreendimento atende diretamente o Centro Antigo de Salvador, beneficiando bairros como Campo Grande, Politeama, Mercês, Aflitos, Canela, Garcia e parte da Vitória, com previsão de atender cerca de 11.500 usuários por dia.
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Entre os principais benefícios, conforme o governo do estado, estão a redução do tempo de viagem e, consequentemente, o aumento da produtividade, a melhoria no acesso a importantes equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves, Concha Acústica e Centro Cultural Banco do Brasil, além de facilitar o deslocamento para o Carnaval.
O projeto, garante o governo, também trará valorização urbana na área de influência, geração de
emprego e renda, redução nos custos de transporte, maior atratividade do transporte coletivo e um desenvolvimento urbano de alta densidade, com solução ambientalmente limpa, aliando confiabilidade, segurança e eficiência operacional.
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é considerado pela gestão estadual como um marco histórico para a mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), que deverá promover uma transformação estrutural no transporte urbano da capital baiana e impactando diretamente a vida dos moradores do Subúrbio Ferroviário.
Com aproximadamente 40 quilômetros de extensão e 42 paradas, o projeto foi autorizado em junho de 2024 e é executado em três trechos principais, além de uma extensão estratégica até o Comércio.
A proposta vai muito além de substituir o antigo trem do Subúrbio: o VLT busca integrar comunidades, modernizar a infraestrutura e oferecer um transporte seguro, eficiente e ambientalmente sustentável.
Ao final, garante o governo do estado, será um sistema totalmente conectado com outros modais da cidade, ampliando a rede de transporte público e facilitando a mobilidade de milhares de pessoas por dia.
O VLT foi projetado pra ser fisicamente e operacionalmente integrado ao Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) em dois pontos estratégicos: Águas Claras (interligando a Linha 1) e Bairro da Paz (próximo à Linha 2), permitindo viagens combinadas sem a necessidade de múltiplas tarifas.
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A previsão é que os testes dos trens do VLT nos trilhos comecem no início de 2026. O projeto está sob responsabilidade do Consórcio Mobilidade Salvador e será executado por meio de aditivo contratual. A previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2028.
Quando finalizado, o VLT terá capacidade para transportar milhares de passageiros diariamente, conectando bairros historicamente isolados ao restante da cidade e oferecendo um transporte público moderno, confortável e eficiente.
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Trechos e extensões do VLT
Trecho 1: Ilha de São João ⇄ Calçada. Compreende uma extensão de 16,66 km, com 19 paradas, ligando a Ilha de São João, no município de Simões Filho, até a Calçada, em Salvador.
Extensão Calçada ⇄ Comércio. Com 3,58 km e 6 paradas, essa ligação permitirá acesso direto a pontos de grande relevância histórica e cultural, como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.
Trecho 2: Paripe ⇄ Águas Claras. Possui 9,20 km de extensão e 8 paradas, ligando áreas residenciais ao importante terminal intermodal de Águas Claras.
Trecho 3: Águas Claras ⇄ Piatã. Serão 10,52 km com 9 paradas, conectando a região do miolo de
Salvador à orla da cidade.
Duplicação da Estrada do DERBA e integração ao VLT
Está também em andamento, o projeto de duplicação da Estrada do DERBA (BA-528) cobre 7,5 km e visa ampliar a capacidade da via, modernizar o pavimento e melhorar a circulação de veículos na região do Subúrbio de Salvador.
As intervenções incluem a duplicação da via existente, recuperação do pavimento flexível, execução e ampliação de passagens inferiores e viadutos, além da implantação de drenagem e obras de e
contenção.
A conclusão da duplicação está prevista para 2026, conectando a Estrada do DERBA ao Hospital do Subúrbio e integrando-se ao VLT – Trecho 2. que liga Paripe a Águas Claras. Este trecho do VLT tem 9,20 km de extensão, 8 paradas e integração com o SMSL em Águas Claras.
As obras estão sendo realizadas pelo Consórcio VLT Lote 2 com investimento previsto de R$ 1,084
bilhão para todo o projeto, que reforça a modernização da mobilidade urbana da capital baiana e da RMS.
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