Rodoviária, TCA, VLT e metrô no Campo Grande: saiba previsão de entrega

Rodoviária em Outubro, TCA e VLT em 2026, metrô em 2027 e Ponte em 2032: essas foram previsões oferecidas pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence

Por João Tramm.

O governo do estado planeja realizar mais uma obra de mobilidade, como apurou o Aratu On, uma comitiva irá a São Paulo, na próxima segunda-feira (18), para discutir detalhes do projeto do Trem Salvador-Feira. Apesar de mais um anúncio, como está a previsão de entrega de outras obras estruturantes que o baiana já aguarda? 

O Aratu On recorreu ao Secretário da Casa Civil, Afonso Florence, que tem como responsabilidade orquestrar essas grandes entregas que demandam um trabalho de diversas pastas. Em especial, a Rodoviária, o VLT do Subúrbio, Ponte Salvador - Itaparica, Teatro Castro Alves, Metrô até o Campo Grande, geram grande expectativa pela população.

Algumas dessas promessas, são alvos de críticas da oposição pela demora na finalização. Questionado, o secretário atribui ao fator pandemia, em que muito dos contratos com as empresas de execução das obras precisaram passar por renegociação, devido aos novos valores do mercado, o que teria acarretado em paralizações e suspensões dos trabalhos.

Foto de Afonso Florence, Secretário da Casa Civil; Crédito da foto: Agência Câmara

Nova rodoviária de Salvador

O contrato da nova rodoviária foi assinado em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Com a crise sanitária, houve desequilíbrio contratual e o governo precisou reiniciar as negociações.
“Fiz um ponto de monitoramento e não há alteração. A previsão da empresa, que é a responsável pela obra, é de entregar em outubro. Então a gente inaugura em outubro. Vai ter uma estação de metrô e VLT, então é uma obra multimodal”, afirmou Florence.

O governo pretende instalar uma Comissão de Solução de Controvérsia, medida já adotada no projeto da ponte Salvador-Itaparica, para reequilibrar o contrato. “A nossa expectativa é que a gente requilibre o contrato”, acrescentou o secretário.

Ponte Salvador-Itaparica

O contrato da ponte foi assinado em 4 de junho deste ano, com prazo de seis anos para conclusão. Até o mesmo dia do próximo ano, é obrigatório que haja obras em andamento.

Nesta semana, foi finalizada a desapropriação de uma área em Salvador, localizada entre a Feira de São Joaquim e o Porto. O projeto prevê que, neste espaço, o traçado chegue em elevado e desça para a Via Expressa Portuária, criando conexões com vias urbanas para aliviar o tráfego.

Na Ilha de Itaparica, o acesso ficará ao lado da margem esquerda, próximo ao atual terminal do ferry boat. A ponte seguirá a curvatura da Praia da Boa Viagem.

O plano de negócios prevê tarifa em torno de R$ 70, valor similar ao do ferry. O secretário ainda defendeu a finalização das atividades do modal aquático: “À princípio ele perde funcionalidade, haverá transporte público intermunicipal, então, a perspectiva é de desativação do ferry boat”, explicou Florence.

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Expansão do metrô até o Campo Grande

Florence ressaltou que o metrô é “uma obra que marca a história do PT na Bahia”. Segundo ele, o projeto foi herdado paralisado de gestões anteriores e retomado pelo governo Jaques Wagner, que entregou o trecho Fonte Nova–Acesso Norte ainda durante a Copa das Confederações. Rui Costa ampliou as linhas até Lauro de Freitas e Jerônimo Rodrigues concluiu a estação Pirajá e o Tramo 3 até Águas Claras, além de desenvolver o projeto de expansão até o Campo Grande.

O novo trecho terá 1,2 km totalmente subterrâneo, com estação em frente ao Teatro Castro Alves. O investimento chega a R$ 1,4 bilhão, no âmbito do PAC, em parceria entre o governo Lula e Jerônimo. O edital de licitação já foi publicado e a entrega está prevista para 2027.

VLT do Subúrbio

O VLT, com investimento superior a R$ 5 bilhões, substituirá o antigo trem do subúrbio e ligará diversas regiões de Salvador e da Região Metropolitana. O traçado integrará o Subúrbio Ferroviário, a Ilha de São João, o centro e a orla da cidade.

O edital de licitação já foi lançado e o projeto está em fase licitatória, com previsão de entrega entre o final de 2026 e 2027.

Reforma do Teatro Castro Alves

As obras no TCA são as maiores desde 1992, com previsão de entrega em 1º de março de 2026. O investimento é de R$ 260 milhões, sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A nova fase contempla cinco eixos: acessibilidade, restauro, modernização, atualização tecnológica e sustentabilidade. Além da reforma da Sala Principal e do Foyer, serão requalificados o Jardim Suspenso, o Centro Técnico e os espaços da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e do Balé Teatro Castro Alves (BTCA).

Foto: Matheus Landim/GOVBA

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