Governo alinha trabalho das forças de segurança contra o crime na Bahia
Governador da Bahia reuniu gestores das forças de segurança para definir estratégias contra o crime na Bahia
Por Dinaldo dos Santos.
O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta segunda-feira (15), de uma reunião, no Complexo da Polícia Civil, no bairro de Itapuã, em Salvador, onde abordou diretrizes gerais da atuação da Polícia Civil, incluindo planejamento, integração entre forças de segurança e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Em julho deste ano, uma publicação mostrou que a Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Alinhamento das forças de segurança
Na reunião de hoje, estiveram presentes, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana. Durante a reunião, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do diálogo permanente com as forças de segurança.

“A segurança pública é uma prioridade do nosso governo, e o acompanhamento das ações fortalece o trabalho integrado em defesa da população”, afirmou.
O delegado-geral André Viana afirmou que a asfixia financeira das organizações criminosas é um dos principais eixos da atuação da Polícia Civil. De acordo com ele, as operações têm resultado na identificação e apreensão de bens que são encaminhados à Justiça e, futuramente, poderão ser leiloados, com recursos revertidos para o enfrentamento à criminalidade.
Viana acrescentou que o planejamento prevê a continuidade das operações e o fortalecimento da estrutura da instituição. Ele ressaltou que a estratégia permite aprimorar os recursos físicos, humanos e tecnológicos, além de qualificar os serviços prestados à sociedade, com ênfase na valorização e capacitação dos servidores.

O secretário Marcelo Werner destacou a integração entre as forças de segurança como um dos pilares da política adotada. Segundo ele, o alinhamento com o governador contempla ações voltadas à investigação qualificada, ao uso da inteligência policial e à realização de operações integradas com outras instituições, além do reforço da atuação da Polícia Civil no interior do estado.
Segurança em Salvador
Em novembro, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizaram ato em conjunto para anunciar o Plano de Segurança Pública, elaborado pela prefeitura da capital baiana.
O plano começou a ser elaborado em maio deste ano. Em julho, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), cobrou o envio do texto para análise dos vereadores.
LEIA MAIS: Vinte e seis integrantes de facção criminosa são presos no sul da Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).