Jerônimo aposta em decisão do TCE para destravar Ponte Salvador-Itaparica
Jerônimo pretende acelerar as etapas burocráticas da Ponte Salvador-Itaparica para que a obra comece o quanto antes
Por Matheus Caldas.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou nesta segunda-feira (10) que tem boas expectativas para a sessão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), que acontece nesta terça-feira (11), e pode ser decisiva para o futuro da Ponte Salvador-Itaparica. O plenário do TCE irá avaliar uma proposta de mediação para superar impasses entre o governo estadual e a concessionária responsável pela obra.
“Eu tenho uma expectativa que é o dia de amanhã. Amanhã o TCE vai promulgar, vai dizer qual é a sua avaliação. […] O TCE chamou para ele a responsabilidade de mediar essa decisão”, declarou Jerônimo. Segundo ele, o presidente do tribunal, Marcus Presidio, terá papel fundamental na condução do processo.
+ Jerônimo sinaliza intenção de privatizar Pituaçu
Contrato da Ponte Salvador-Itaparica será avaliado pelo TCE | Foto: Divulgação
Caso o acordo seja aprovado, o governador pretende acelerar as etapas burocráticas para que a obra comece o quanto antes. “Está escrito na cláusula que, depois de resolvido e assinado pelas duas partes, tem um ano para começar a obra. Eu quero ver se a gente consegue encurtar esse prazo”, disse.
+ Bruno Reis anuncia Rodrigo Alves como secretário de Saúde
Jerônimo também revelou que está em negociação com o governo federal para garantir recursos adicionais para o projeto, que tem participação do consórcio chinês responsável pela construção. “Estive com o Lula na sexta-feira, voltei a pedir ajuda do dinheiro para que ele pudesse nos garantir a tratativa com a Fazenda e com a Casa Civil. […] Essa ponte vai ser uma referência mundial”, afirmou.
Jerônimo Rodrigues | Foto: GOVBA
A sessão do TCE começará às 14h30 e será aberta ao público, incluindo a imprensa. O relator do processo, conselheiro Marcus Presidio, apresentará seu voto antes da discussão e votação pelos demais conselheiros. Se aprovado, o acordo pode destravar a obra da ponte, considerada uma das maiores intervenções de infraestrutura do estado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).