TCE julga na terça impasse em contrato da Ponte Salvador-Itaparica

Além da resolução do TCE, devem ser emitidos, ainda neste mês, pareceres do tribunal e do Ministério Público de Contas (MPC) a respeito das propostas apresentadas

Por Da Redação.

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) analisará, na próxima terça-feira (11), a proposta de mediação para resolver impasses entre o governo e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica em relação ao contrato de construção do sistema da ponte. A iniciativa foi elaborada por uma Comissão de Consensualismo e será a única pauta da sessão plenária, marcada para acontecer às 14h30.


O julgamento será conduzido pelo presidente do TCE-BA, conselheiro Marcus Presidio, que também atua como relator do processo. Durante a sessão, aberta ao público e à imprensa, Presidio apresentará seu voto, seguido da manifestação dos demais conselheiros, que discutirão o tema antes da votação.


Ponte Salvador-Itaparica vive impasse contratual | Foto: divulgação/ascom

Ponte Salvador-Itaparica vive impasse contratual | Foto: divulgação/ascom




Esta é a primeira vez que a Corte de Contas baiana lidera um procedimento de mediação, com o objetivo de viabilizar um consenso entre as partes. O desfecho do julgamento poderá influenciar a continuidade do contrato de Parceria Público-Privada (PPP), permitindo o avanço da obra da Ponte Salvador-Itaparica.


Segundo apurou o Aratu On com pessoas próximas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), o governo chegou numa nova minuta contratual para apresentar à concessionária chinesa responsável pela obra. Não há, contudo, informações sobre eventuais reajustes nos valores do contrato. O orçamento estimado para a ponte é de R$ 13 bilhões, entre investimentos estatais e privados.  


Enquanto os detalhes burocráticos são definidos, a sondagem em águas rasas foi finalizada pelos técnicos responsáveis pelo procedimento. De acordo com o jornal A Tarde, agora é realizada, apenas, a sondagem em grandes profundidades, acima de 10 metros. 


Mediação de impasse envolvendo a ponte será transmitida no YouTube do TCE| Foto: divulgação/TCE

Mediação de impasse envolvendo a ponte será transmitida no YouTube do TCE| Foto: divulgação/TCE




Siga a gente no InstaFacebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.