Universidade faz avaliação gratuita de crianças com suspeita de autismo
A avaliação é voltada especialmente para famílias que não têm acesso a plano de saúde e encontram dificuldades em obter o laudo necessário
Por Lucas Pereira.
A Universidade Estácio, em Salvador, realiza neste sábado (12) uma avaliação gratuita para crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação social será promovida no campus Gilberto Gil, no bairro do Stiep, a partir das 7h30 da manhã, com o objetivo de auxiliar famílias no processo de diagnóstico precoce.
A triagem é voltada especialmente para famílias que não têm acesso a plano de saúde e encontram dificuldades em obter o laudo necessário para iniciar tratamentos e garantir os direitos das crianças neurodivergentes.
Avaliação com equipe especializada
Durante a ação, as crianças passarão por uma avaliação multidisciplinar, conduzida por profissionais da saúde como terapeutas, neuropediatras e psiquiatras infantis, além do apoio de estudantes e professores da universidade.
“A gente sabe como é difícil para famílias sem plano de saúde conseguir fechar um diagnóstico. E é a partir do laudo que elas podem correr atrás dos seus direitos”, explica Nadja Maria Moura, pedagoga e idealizadora do projeto.
Mãe e avó atípica, Nadja conhece de perto os desafios enfrentados pelas famílias e mobilizou profissionais para se engajarem na causa.
Atividades paralelas e orientação para famílias
Enquanto aguardam os atendimentos, os responsáveis poderão participar de rodas de conversa sobre os direitos de crianças neurodivergentes e as crianças serão acolhidas com atividades lúdicas, organizadas por uma equipe multidisciplinar.
As vagas para o atendimento foram preenchidas por meio de inscrição antecipada. A triagem ocorrerá ao longo da manhã e a organização solicita que cada criança esteja acompanhada por apenas um responsável, devido ao espaço limitado.
Estrutura e apoio acadêmico
A estrutura do campus será totalmente voltada para acolher as crianças e seus responsáveis. Serão utilizados espaços como a brinquedoteca, consultórios de psicologia e salas de atendimento. A atividade conta com o suporte da coordenação do curso de Psicologia e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP).
Segundo Fernanda Menezes, coordenadora do NAAP, a importância da ação está no impacto do diagnóstico precoce: “Quanto mais cedo o diagnóstico acontece, maiores são as possibilidades de intervenção eficaz, evolução e qualidade de vida. O ideal é que esse laudo seja obtido até os 3 anos de idade”.
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