Saúde

Vídeo de live de Bolsonaro é removido do Youtube por promover "informação incorreta sobre a Covid-19"

"Colocaram o que na veia do cara? Água de côco. E deu certo. Se fosse esperar uma comprovação científica teria morrido quantas pessoas na Guerra do Pacífico que não morreram?", dizia ele

Por Da Redação

Vídeo de live de Bolsonaro é removido do Youtube por promover "informação incorreta sobre a Covid-19"youtube/Jair Bolsonaro

Um vídeo do canal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que reproduzia uma live feita no dia 14 de janeiro deste ano, foi removido do YouTube nesta terça-feira (20/4). Essa é pela primeira vez que a plataforma exclui um vídeo do chefe do Executivo brasileiro. 


A plataforma confirmou a informação para a coluna Tilt, do Uol, e explicou que "o vídeo foi removido por violar a política de informação incorreta sobre a covid-19 do YouTube, que foi atualizada na última semana". Quem acessa a live pelo link anterior, vê apenas o aviso de que "este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube". Apesar da remoção no YouTube, o vídeo ainda está disponível no Facebook.


O vídeo tem 1h06 de duração e mostra Bolsonaro ao lado do então ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e a intérprete de Libras. Na época, Manaus passava por um colapso na saúde com falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), oxigênio e com recorde de mortes pela doença.


Ao longo do vídeo, Bolsonaro disse que também questionou o protocolo do Ministério da Saúde feito pelo ex-ministro da Saúde e médico Henrique Mandetta sobre indicar o uso de hidroxicloroquina apenas para casos graves da doença. Ele diz que os medicamentos do "kit covid" não "fazem mal", contrariando a indicação de médicos e especialistas sobre os riscos do tratamento sem eficácia científica comprovada.


"Quero repetir aqui a história. Guerra do Pacífico. Os soldados chegavam lá feridos, não tinha sangue, não tinha doador. Colocaram o que na veia do cara? Água de côco. E deu certo. Se fosse esperar uma comprovação científica teriam morrido quantas pessoas na Guerra do Pacífico que não morreram? É a mesma coisa o tratamento precoce da Covid-19 com hidroxicloroquina, ivermectina, a tal da Annita, mais azitromicina, mais vitamina D. E não faz mal isso aí. E, se lá para a frente for comprovado que não faz surtir efeito, o que não vai acontecer porque, repito, neste prédio que eu estou aqui, mais de duzentas pessoas contraíram Covid, foram tratadas precocemente e nenhuma foi para o hospital", defendeu.


Bolsonaro também criticou o isolamento social e o uso de máscaras. "E alguns falam 'não tem comprovação científica', oh cara, mas não tem efeito colateral. (...) Tem dado certo, a hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, Anitta, zinco, vitamina D. Procure o seu médico, se ele falar que está errado, procure outro médico. Mas se você vai tomar um vermífugo, como a ivermectina, que muita gente está dizendo que dá certo, por que você vai falar que não vai tomar porque não tem comprovação científica ainda. Mas a observacional existe e tem dado certo. A carga viral [nos doentes] tem diminuído", afirmou, sem citar nenhuma fonte.


O Palácio do Planalto informou que "não irá se manifestar" sobre o caso. Segundo um porta-voz do YouTube à reportagem, a plataforma tem sido mais rigorosa em relação aos vídeos que divulguem o uso de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento ou prevenção da doença. Além da hidroxicloroquina e da ivermectina, a plataforma lista que serão removidos os contéudos que citam fake news sobre tratamento, prevenção, diagnóstico, transmissão, diretrizes sobre distanciamento social e autoisolamento e a existência da Covid-19.



LEIA MAIS:  Além da Covid-19, Brasil teve 55 mil mortes acima do previsto em 2020; crise no sistema de saúde assusta população e médicos


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.