Pai de menina autista denuncia capacitismo cometido por cobrador de ônibus
Pai da menina autista contou que sofreu tentativa de agressão, após o cobrador pedir que eles descessem do ônibus
Um homem, de prenome Lucas, denuncia um cobrador de ônibus da empresa de transporte Integra, por um caso de capacitsimo - discriminação contra pessoas com deficiência. A vítima é a filha do denunciante, Sofia, que possui o transtorno do espectro autista (TEA). O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (11), em um coletivo da linha Suburbana X Pirajá.
Segundo o relato de Lucas ao programa Alô Juca, da TV Aratu, ele sofreu uma tentativa de agressão, após o cobrador pedir que eles descessem do ônibus pois o cartão de gratuidade da menina estava vencido.
"Você não é homem de descer do ônibus para eu te enfrentar. Vou te quebrar todo", teria dito o cobrador, segundo Lucas. O pai conta ainda que estava levando Sofia para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, por isso, passou a menina junto com ele na catraca.
Em nota, a Integra Salvador afirmou que o cartão de gratuidade de Sofia estava vencido e não teve acesso via validador. "Nos permita discordar do 'capacitismo'. Alegando 'autismo', que não é fácil para pessoas leigas identificarem. O validador bloqueia automaticamente os cartões vencidos, portanto, não aprova a gratuidade. O cobrador e o motorista teriam que dar 'carona', e que não é possível", diz trecho de nota.
O presidente da Integra, César Nunes, lamentou o ocorrido: "Os fatos lamentáveis estão sendo apurados pela direção da empresa que está solidária à menor e sua família".
A criança foi socorrida para uma UPA do bairro de Roma, após assistência de uma equipe da CCR Metrô na estação Pirajá.
Confira a matéria na íntegra:
LEIA MAIS: Garoto de programa é preso suspeito de extorsão; vítima teve vídeos íntimos divulgados
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).