Moraes está 'despreocupado' e sem intenção de renovar visto aos EUA, diz coluna

Segundo colunista, Alexandre de Moraes estaria com visto vencido há pelo menos 2 anos

Por Juana Castro.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está com o visto para viajar aos Estados Unidos (EUA) vencido há dois anos e sem preocupação em renová-lo. É o que divulgou a colunista de política Miriam Leitão no jornal O Globo.

Alexandre de Moraes estaria despreocupado com avaliação de Trump | Foto: Antônio Augusto/STF

Segundo o jornalista, Moraes demonstrou despreocupação em relação às avaliações impostas pelo governo de Donald Trump , presidente dos EUA, por meio da Lei Magnitsky.

“O problema não é pessoal, portanto, e ele tem aqui interlocutores que não pensam em reagir nem se sentem atingidos”, conclui a coluna.

Leia também: New York Times: 'Ninguém desafia Trump como o presidente Lula'

Sanção de Trump para Alexandre de Moraes

O governo dos Estados Unidos impôs avaliações contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizando a Lei Magnitsky - legislação americana destinada a punir indivíduos envolvidos em corrupção ou transparência grave de direitos humanos.

Segundo comunicado oficial, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, justificou a decisão com duras críticas: Moraes “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegais contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”.

+ Justiça dos EUA envia carta a Moraes sobre bloqueio a perfis de rede social

Justificativa de sanção contra Moraes pela Lei Magnitsky

O secretário ainda afirmou que "De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos".

Aprovada em 2012, durante a gestão de Barack Obama, a Lei Magnitsky autoriza o governo dos EUA a aplicar punições como bloqueio de bens e contas bancárias em território americano, além de restringir a entrada no país de pessoas responsáveis por abusos de direitos humanos ou envolvimento em corrupção.

Donald Trump, presidente dos EUA | Foto: reprodução/X

+ Após ordem de Moraes, bolsonarista desocupa acampamento em frente ao STF

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.