Lula diz que tarifaço é “chantagem” e chama envolvidos de “traidores”
Lula diz que Brasil sofre ataque à soberania e critica envolvimento de Eduardo Bolsonaro com o tarifaço norte-americano
Por Lucas Pereira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento na noite desta quinta-feira (17) sobre a situação envolvendo o tarifaço de produtos, imposto pelo governo de Donald Trump. Subindo o tom, lula chamou os “brasileiros” envolvidos na ação como “traidores da pátria” e disse que a medida é uma “ chantagem inaceitável”.
“Fomos surpreendidos na última semana por uma carta do presidente norte-americano anunciando a taxação dos produtos brasileiros em 50% a partir de primeiro de agosto. Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos, encaminhamos uma proposta de negociação e o que veio foi uma chantagem inaceitável em forma de ameaças às instituições brasileiras”, apontou o presidente.
Lula ainda classificou como “falsas” as informações sobre o comércio brasileiro, usadas pelos norte-americanos para justificar a tarifação dos produtos. Sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro e do ex-presidente Jair, nas articulações para a imposição das sanções, Lula endureceu o discurso afirmando:
"A indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria! Apostam no quanto pior melhor, não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”.
João Roma diz que Lula é o “responsável” por tarifaço dos EUA ao Brasil
Lula fala em ataque à soberania do Brasil
Ainda em seu pronunciamento, o presidente tocou em outros pontos expostos na questão do tarifaço como a tentativa de interferência na justiça do país, no comércio brasileiro e até mesmo no PIX.
Após o presidente Donald Trump dizer que o ex-presidente Jair Bolsonaro é vítima de perseguição política e injustiças, Lula criticou o norte-americano, apontando que “tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”.
Enquanto um dos principais pontos de comércio popular do país, a Avenida 25 de Março, em São Paulo, foi apontada pelo governo Trump por causa da comercialização de produtos pirateados, algo mau visto pelos norte-americanos, mas rebatido por Lula, que afirmou que as pontuações de Trump sobre o comércio brasileiro são baseadas em “informações falsas”.
Quanto ao PIX, sistema de transferências brasileiro que foi ameaçado de investigação por parte dos EUA, Lula afirmou que:
“O Pix é do Brasil. Não aceitamos ataque ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo e vamos protegê-lo”
Lula disse ainda no pronunciamento que o Brasil vai seguir apostando “nas boas relações diplomáticas e comerciais” com todos os países do planeta e, que, caso necessário, o Brasil vai usar “todos instrumentos legais para defender a economia”.
“Acreditamos no multilateralismo e na cooperação entre as nações, mas que ninguém se esqueça, o Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, finalizou o presidente.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).