Quaest: Lula lidera todos os cenários de 1º turno em 2026

Lula venceria todos os adversários no segundo turno, a exceção é no empate com Tarcísio de Freitas

Por Da Redação.

Levantamento da Quaest divulgado nesta quinta-feira (17) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários simulados de primeiro turno na corrida presidencial de 2026. O estudo também indica que Lula venceria todos os adversários no segundo turno.

A exceção é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem aparece tecnicamente empatado dentro da margem de erro. 

+ Lula retorna à Bahia pela segunda vez em duas semanas

Quaest: Lula aparece à frente em todos os cenários de 1º turno

A pesquisa avaliou quatro projeções de primeiro turno e oito possibilidades para o segundo turno. Entre os nomes considerados estão Lula, Jair Bolsonaro, Tarcísio, Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).

Na rodada anterior da pesquisa, divulgada em junho, Lula aparecia empatado em um possível segundo turno com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite. Esta é a primeira vez, desde março — quando a sondagem começou a ser realizada com esse grupo de pré-candidatos —, que Bolsonaro figura atrás de Lula em um eventual segundo turno.

O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 10 e 14 de julho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Fator Tarifaço

Levantamento da AtlasIntel, divulgado em parceria com a Bloomberg, nesta terça-feira (15), mostra que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu após a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, o índice de aprovação de Lula passou de 47,3% em junho para 49,7% em julho — o maior registrado neste ano. Paralelamente, a taxa de desaprovação caiu de 51,8% para 50,3%, uma redução de 1,5 ponto percentual.

Ricardo Stuckert/PR

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.