Aprovação de Lula cresce após anúncio de tarifaço por Trump
Popularidade do presidente Lula aumenta após reação do governo à medida do presidente dos EUA, Donald Trump
Por Da Redação.
Levantamento da AtlasIntel, divulgado em parceria com a Bloomberg, nesta terça-feira (15), mostra que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu após a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.
Segundo a pesquisa, o índice de aprovação de Lula passou de 47,3% em junho para 49,7% em julho — o maior registrado neste ano. Paralelamente, a taxa de desaprovação caiu de 51,8% para 50,3%, uma redução de 1,5 ponto percentual.
+ Lula reage à tarifa de Trump com campanha pelo “Brasil soberano”
A sondagem foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, com 2.841 participantes em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A avaliação positiva do governo federal também subiu. Em junho, 41,6% dos entrevistados classificavam a gestão como ótima ou boa. No levantamento de julho, esse número aumentou para 43,4%.
+ Oposição na Bahia critica postura de Lula ante o tarifaço
Anúncio de Trump
O estudo foi conduzido logo após a declaração de Trump, feita em 9 de julho, sobre a imposição da nova tarifa. Segundo o republicano, a medida é uma resposta ao que ele classificou como uma “perseguição” contra Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil.
A resposta do público brasileiro à declaração do presidente dos EUA foi majoritariamente contrária. De acordo com a pesquisa, 62,2% dos entrevistados consideram a taxa de Trump contra o Brasil injustificável, enquanto 36,8% a veem como válida.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).